Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

A equipe de saúde da família em que você atua recebe para avaliação um senhor (45 anos), membro de uma família de sua área de atuação, que se refere ter chegado há uma semana do município de João Dourado, na Bahia. Ele está bastante apreensivo, pois ouviu falar na imprensa sobre o risco de estar trazendo sarampo para a sua família. Em relação a essa situação, pode-se afirmar que:

A
O calendário de imunizações adotado no país preconiza uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade, seguida de um reforço na idade pré-escolar. Para os adolescentes que não tenham sido adequadamente vacinados na infância, recomenda-se a administração de duas doses da vacina.
B
Em relação aos adultos, para as mulheres de 20 a 49 anos de idade e aos homens de 20 a 39 anos de idade, recomenda-se a administração de duas doses da vacina com intervalo de cinco anos caso eles (elas) não tenham sido adequadamente vacinados (as) nem na infância nem na adolescência.
C
Entre a população adulta existem determinados grupos ocupacionais de risco, pela maior chance de exposição a alguém infectado vindo de outro país: profissionais da área do turismo (incluindo-se os taxistas que trabalham em aeroportos), profissionais de saúde e profissionais do sexo.
D
As manifestações clínicas do sarampo caracterizam-se por febre, geralmente elevada, seguida do aparecimento de manchas vermelhas no corpo, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, na dependência da avaliação pela idade atual da pessoa e pela situação vacinal prévia apresentada.
E
Os profissionais da saúde das redes pública e privada que atenderem casos suspeitos de sarampo devem notificar os casos até uma semana às secretarias municipal e estadual de saúde. Esses profissionais também podem notificar à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Em relação à doença celíaca, podemos afirmar que: I. O diagnóstico pode ser feito através de biópsia do intestino delgado e, na histologia, identificam-se graus variados de atrofia vilositária, hipertrofia das criptas e aumento dos linfócitos intraepiteliais. II. A apresentação clínica e a gravidade dos sintomas são proporcionais à extensão do segmento de intestino delgado comprometido. III. A grande maioria dos casos da doença está associada ao HLA-B27. IV. Anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase são altamente sensíveis e específicos para o diagnóstico da doença.
Das alternativas abaixo, uma não apresenta critérios diagnósticos para a síndrome de secreção inapropriada de ADH (hormônio antidiurético):
Sobre o sangramento dos tumores colorretais, pode-se afirmar que:
Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame, físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnóstica e a profilaxia de doenças do viajante. Vinicius está assintomático após um mês de tratamento diário com IBP. A endoscopia digestiva mostra esôfago de Barret e a histopatologia afasta displasia. A esofagomanometria revela pressão normal do esfíncter esofagiano inferior e ausência de distúrbios motores. Em relação ao diagnóstico de Barrett deve-se recomendar:
Compartilhar