Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

A equipe de saúde da família em que você atua recebe para avaliação um senhor (45 anos), membro de uma família de sua área de atuação, que se refere ter chegado há uma semana do município de João Dourado, na Bahia. Ele está bastante apreensivo, pois ouviu falar na imprensa sobre o risco de estar trazendo sarampo para a sua família. Em relação a essa situação, pode-se afirmar que:

A
O calendário de imunizações adotado no país preconiza uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade, seguida de um reforço na idade pré-escolar. Para os adolescentes que não tenham sido adequadamente vacinados na infância, recomenda-se a administração de duas doses da vacina.
B
Em relação aos adultos, para as mulheres de 20 a 49 anos de idade e aos homens de 20 a 39 anos de idade, recomenda-se a administração de duas doses da vacina com intervalo de cinco anos caso eles (elas) não tenham sido adequadamente vacinados (as) nem na infância nem na adolescência.
C
Entre a população adulta existem determinados grupos ocupacionais de risco, pela maior chance de exposição a alguém infectado vindo de outro país: profissionais da área do turismo (incluindo-se os taxistas que trabalham em aeroportos), profissionais de saúde e profissionais do sexo.
D
As manifestações clínicas do sarampo caracterizam-se por febre, geralmente elevada, seguida do aparecimento de manchas vermelhas no corpo, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, na dependência da avaliação pela idade atual da pessoa e pela situação vacinal prévia apresentada.
E
Os profissionais da saúde das redes pública e privada que atenderem casos suspeitos de sarampo devem notificar os casos até uma semana às secretarias municipal e estadual de saúde. Esses profissionais também podem notificar à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
<p>Os derrames pleurais são classificados em Transudatos e Exsudatos, com base nas suas concentrações de proteína e de lactato desidrogenase (LDH) no líquido. Quanto a sua etiologia podemos presumir se o derrame é transudativo ou exsudativo. Assim, qual das opções abaixo dará derrame pleural transudativo?</p>
Um idoso, até então assintomático, realiza uretrocistoscopia na investigação de episódio único de hematúria macroscópica. Seis semanas após retorna à consulta, agora referindo febre baixa e dor em região dorsal, com sensibilidade pronunciada a digito pressão da 12ª vértebra dorsal. RX simples evidencia apenas redução do espaço discal entre T12 e L1. Urocultura estéril. VHS 40 mm na 1ª h., Hb 11,8 g%, com hemácias normocíticas e normocrômicas. Indique a opção diagnóstica mais provável.
A Síndrome de Gilles de la Tourette, que frequentemente tem como comorbidade o transtorno obsessivo compulsivo e/ou o distúrbio da deficiência da atenção, com ou sem hiperatividade,está relacionada a:
Um paraplégico sob cateterismo vesical crônico desenvolve cálculo urinário visível ao Rx simples de abdômen. Seu exame de urina identifica piúria, raras hemácias e presença de flora bacteriana. É mais provável que aquele cálculo seja composto principalmente por:
Compartilhar