Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A equipe mínima para reanimação neonatal deve ser composta de:

A
Um pediatra de plantão à distância que saiba todos os passos da reanimação
B
Um individuo que saiba iniciar todos os passos da reanimação, presente em cada nascimento
C
Um individuo que recepcione o recém-nascido e chame o anestesiologista se for indicada a reanimação
D
Um obstetra e um anestesiologista, presentes em toda a sala de parto
E
Uma enfermeira de plantão que saiba todos os procedimentos, inclusive entubação traqueal
Uma menina nasceu por cesariana de mãe com 34 anos de idade, cuja gravidez foi complicada pela hipertensão e pela frequência cardíaca fetal anormal ao monitoramento. Ela nasceu envolta por mecônio, flácida, com apneia e bradicardia. Qual das opções a seguir representa o melhor primeiro passo na reanimação dessa criança?
Menino de 6 anos chega à emergência com quadro de claudicação importante, dor à mobilização da perna direita que surgiu após uma partida de futebol na escola. No momento não há outros sintomas constitucionais. No entanto, há 1 semana atrás, esteve gripado com febre, tosse e rinorreia clara. Você resolve colher um hemograma, VHS e um US de quadril. Todos apresentam resultados normais. De acordo com a história e os dados laboratoriais, trata-se de:
A respeito da cetoacidose diabética, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente 19 anos, solteira, relata dor pélvica há 3 dias, de início súbito. Ao exame: T 39,5°C, abdome difusamente doloroso à palpação, sem sinais de irritação peritoneal; toque vaginal com dor à mobilização uterina e massa anexial palpável em fundo de saco lateral esquerdo. Qual o melhor esquema terapêutico para o caso acima?
Compartilhar