Questões na prática

Preventiva

A Estratégia Saúde da Família tem sido adotada nacionalmente como modelo preferencial para a reestruturação da Atenção Básica à Saúde. A característica mais inovadora desta estratégia é:

Um paciente no 9º dia de pós-operatório de ressecção intestinal, por diverticulite complicada, apresenta hipertermia, em torno de 38 ºC, desconforto e dor no hemitórax direito, com irradiação para a região supraclavicular ipsilateral. Assinale a alternativa correta, em relação ao diagnóstico presuntivo:
Homem de 35 anos de idade procurou o pronto-socorro com quadro de dor abdominal tipo cólica, acompanhada de náuseas e vômitos. Referiu episódios anteriores semelhantes que melhoraram com antiespasmódicos, além de episódio único de enterorragia em pequena quantidade. Negou cirurgias anteriores. Ao exame físico, notou-se lesões pigmentares mucocutâneas nos lábios e nos dedos da mão. Foi indicada a cirurgia que mostrou intussuscepção jejuno-jejunal. Qual a suspeita clínica?
São manifestações comuns em glomerulonefrite proliferativa difusa, EXCETO:
Criança de dois anos de idade, com quadro de distensão abdominal, diarreia há 90 dias, fezes volumosas, sem sangue ou muco, mas com conteúdo gorduroso, e baixo ganho ponderal, situando-se abaixo do percentil 0,1 na curva de referência OMS, apresentou três episódios de pneumonia com comprovação radiológica, aos três, dez e dezoito meses, e tem quadros de sibilância frequentes. Fez uso de leite materno exclusivo até os quatro meses de vida, com introdução de leite de vaca posterior e de glúten aos 10 meses. O irmão apresenta asma brônquica e urticária e os pais têm rinite alérgica. A principal hipótese a ser investigada é:
Compartilhar