Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A estudar a anatomia das artérias coronárias, observou-se que a dominância é atribuída ao sistema da artéria coronária direita (ACD), pergunta-se (assinalar uma resposta correta):

A
a artéria do nódulo sinoatrial provém da origem da ACD em 90% dos corações normais.
B
quando a dominância é direita, a ACD não ultrapassa a cruz do coração e dá origem aos ramos descendente posterior e posterolateral direito.
C
praticamente em 90% dos corações humanos o nódulo atrioventricular é irrigado por ramos da ACD.
D
ocasionalmente a artéria descendente posterior (ADP) nasce tanto da ACD, quanto da artéria circunflexa esquerda: neste caso a dominância é esquerda.
E
a artéria circunflexa esquerda dá origem à artéria descendente posterior em 90% dos casos.
A mãe de Junior está aflita porque ela não pode ir a qualquer lugar sem ele. A separação na hora de dormir tem sido complicada com choros e acessos de raiva. O pediatra explica que esta fase é descrita como de reaproximação e que representa uma reação ao crescente conhecimento da possibilidade de separação. Este período do desenvolvimento da criança inicia-se quando a criança atinge:
Paciente gestante de 33 anos, com dor de início recente no quadril esquerdo, apresentando osteopenia difusa da cabeça e do colo femoral à esquerda na radiografia da bacia e alterações à Ressonância Magnética características de hipossinal em T1 e hiperssinal difuso em T2. Qual é o diagnóstico mais provável?
Considerando que um homem de 50 anos de idade procure o setor de emergência de um hospital com queixas de dor abdominal, vômitos e distensão abdominal associados à parada de eliminação de fezes e flatos, julgue o próximo item. Caso o paciente seja de zona endêmica para doença de Chagas, o megacólon com volvo deve ser considerado, e o exame diagnóstico principal a ser utilizado será o clister opaco.
São fatores de risco para parada cardiorrespiratória, EXCETO um. Aponte-o.
Compartilhar