Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

A etiologia da colangite esclerosante é:

A
Viral.
B
Bacteriana.
C
Desconhecida.
D
Autoimune.
E
Príons.
Durante o trabalho em uma plantação de alfaces, um homem de 36 anos sofre um acidente com extenso ferimento, deixando exposta uma fratura da extremidade distal da tíbia. Ao exame físico, observa-se grande sangramento na região do ferimento, mas com boa perfusão dos artelhos. Qual dos seguintes esquemas de antibióticos é o mais adequado nessa situação?
Paciente feminina, de 14 anos, asmática, é trazida ao pronto-atendimento devido a quadro broncoespasmo, urticária, cólicas e diarreia de início abrupto. Estava em uso de Amoxilina, Diclofenaco e Analgésico, motivado por diagnóstico prévio de sinusite. O quadro acima é compatível com reação anafilática. A conduta que NÃO se aplica ao quadro é:
Paciente, 6 anos de idade, apresenta menarca há 5 meses. Ao exame físico, observa-se estadiamento de Tanner: M3 e P2. Dos exames relacionados, é desnecessário, na investigação:
Criança de dois anos é atendida com quadro de infecção respiratória aguda. Segundo a mãe, o quadro teve início há dois dias, com tosse, coriza e febre. Exame físico: bom estado geral, ativa, hidratada, FR: 35 ipm, FC: 100 bpm, sem tiragem, roncos esparsos, hiperemia de orofaringe, otoscopia com membrana timpânica hiperemiada, translúcida e com movimentos. A conduta indicada é:
Compartilhar