Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A exposição a agentes tóxicos durante a gestação podem resultar em, EXCETO:

A
abortamento espontâneo.
B
prenhez ectópica.
C
parto prematuro.
D
morte fetal tardia.
E
câncer infantil.
Paciente com 17 anos de idade, primípara, encontra-se no 7º dia pós-parto e permanece internada no alojamento conjunto, acompanhando seu recém-nascido, em tratamento de sepse neonatal. Nesse período, a paciente começa a apresentar quadro de insônia, delírios de grandeza, alternados com manifestações paranoides. Diz que ouve vozes e vê sombras que querem pegá-la e trocar seu bebê. Durante o dia, apresenta agitação psicomotora ininterrupta. Ela não apresenta nenhum sintoma associado a infanticídio ou ideário negativo em relação à sua maternidade, mas diz que prefere morrer a ser "pega pelas sombras". A família nega qualquer quadro anterior semelhante. Baseado na sintomatologia apresentada, o diagnóstico é:
Uveíte anterior, não granulomatosa, aguda, é relacionada mais comumente a:
Paciente de 23 anos é admitido no PS com queixa de enterorragia há 1 hora. Relata dois episódios de hemorragia digestiva anteriores com parada espontânea do sangramento. Ao exame apresenta-se hipotenso, taquicárdico e descorado, mas após reposição volêmica adequada fica hemodinamicamente normal. A endoscopia digestiva alta e a colonoscopia não mostram lesões, apenas restos hemáticos no cólon. Realizou mapeamento com Tecnécio que mostrou captação anômala em topografia de flanco direito. Optado pelo tratamento operatório, a cirurgia de eleição é:
Lactente de 10 meses é levado a um Hospital pela mãe que refere que a criança estava dormindo em uma cama encostada à parede e, ao se virar, bateu a cabeça e desenvolveu um “galo”. Nega vômitos ou perda de consciência. Ao exame físico, apresenta grande hematoma em região temporal esquerda. O exame neurológico e o restante do exame físico são normais e a criança permanece alerta, porém, muito agitada. Raio-X de crânio com fratura temporal esquerda linear e tomografia de crânio sem sinais de lesões intracranianas. A respeito desse caso, assinale a alternativa correta:
Compartilhar