Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A fase inicial do coma de um paciente caracterizou-se por abalos musculares, mordedura da língua, incontinência urinária e respiração laboriosa. Com base nestes achados, qual a hipótese diagnóstica mais provável?

A
Meningite bacteriana
B
Acidente vascular cerebral agudo
C
Encefalopatia hepática
D
Cetoacidose diabética
E
Estado de mal epilético
Motoboy B. J. Obama, 47 anos, masculino; foi admitido no Pronto Socorro com fratura exposta de tíbia direita, devido acidente em via pública. Foi submetido ao primeiro atendimento e seus antecedentes mostravam uma dose de vacina antitetânica. Com relação às medidas profiláticas necessárias devemos indicar:
Mulher de 30 anos apresenta histerossalpingografia com dilatação de ambas as tubas. Refere ter tido duas internações por doença inflamatória pélvica (DIP). Os agentes mais comuns encontrados nesta afecção são:
Recém-nascido pré-termo de 34 semanas, asfíxico, apresenta anúria há 30 horas. Neste caso, a causa provável é insuficiência renal:
A alta prevalência da hipertensão arterial sistêmica e a importância de seu controle para a redução do risco cardiovascular tornam o atendimento ao paciente hipertenso uma das principais demandas da atenção primária à saúde. Na avaliação de um paciente, é sinal indicativo da presença de uma possível causa secundária de hipertensão:
Compartilhar