Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A fase inicial do coma de um paciente caracterizou-se por abalos musculares, mordedura da língua, incontinência urinária e respiração laboriosa. Com base nestes achados, qual a hipótese diagnóstica mais provável?

A
Meningite bacteriana
B
Acidente vascular cerebral agudo
C
Encefalopatia hepática
D
Cetoacidose diabética
E
Estado de mal epilético
Uma mulher de 30 anos procura o pronto-socorro por estar sentindo dor intensa e espasmos esfincterianos precipitados por evacuações há mais de 2 (dois) meses. Ela, ainda, menciona manchas de sangue no papel higiênico e fezes com raias de sangue, ocasionalmente. Ao exame físico, observa-se ulceração em comissura posterior, plicoma anal e papila hipertrofiada. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o caso descrito acima.
Sobre convulsão febril (CF) são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) A história familiar constitui fator de risco tanto para as recorrências das CF quanto para o desenvolvimento de epilepsia. ( )Para a maioria dos pacientes o tratamento profilático é dispensável. ( ) Não há consenso sobre a associação entre alterações eletroencefalográficas e risco de epilepsia. ( ) As CF podem preceder síndromes epilépticas. ( ) A idade da 1ª crise se relaciona a risco de epilepsia. Assinale a alternativa correta:
Referindo-se ao tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), indica-se oxigenoterapia contínua domiciliar quando o paciente tiver:
Em relação à Insuficiência Renal Aguda (IRA), todas as alternativas são corretas, EXCETO:
Compartilhar