A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. A febre amarela silvestre é clinicamente mais grave que a febre amarela urbana.
A
CERTO
B
ERRADO
Outras questões
Correlacione as colunas referentes a investigação de lombalgias e lombociatalgias: (I) Manobra de Romberg (II) Manobra de Valsalva (III) Manobra de Lásegue (IV) Compressão da raiz L5 (V) Compressão da raiz S1. a) É geralmente considerada positiva quando a dor se irradia ou exarceba no trajeto do dermátomo de L4-L5 ou L5-S1, com a elevação do membro; b) Prejudicado o andar sobre um dos calcanhares; c) Esta manobra costuma ser positiva na estenose do canal; d) Na compressão radicular, esta manobra provoca exacerbação da dor ou irradiação até o pé, que não acontecia antes; e) Prejudicado o andar sobre a ponta de um dos pés.
Criança em idade escolar, com febre vespertina há 14 dias, sem outras queixas. Epidemiologia negativa para tuberculose. Ao exame físico apresenta-se: eupneico, com ausculta pulmonar normal, sem visceromegalias. PPD = 14 mm; radiografia de tórax: imagens micronodulares disseminadas. A principal hipótese diagnóstica é:
Sobre a paralisia cerebral hemiplégica, assinale a alternativa correta:
Um recém-nascido a termo, com 6 dias de vida é trazido à emergência por "amarelão". O bebê mama ao seio, chora apenas quando tem fome ou desconforto e evacua fezes semi-líquidas amarelas 5 vezes/dia. O exame físico é normal, exceto por icterícia generalizada. O plantonista solicita hemograma e bilirrubinas e recebe os seguintes resultados: bilirrubina total = 10mg%, bilirrubina direta = 0,9mg%; hemograma normal. Qual a hipótese mais provável e a conduta mais adequada respectivamente?