Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

A febre reumática ainda é uma doença prevalente em nosso meio que depende do manejo adequado por parte dos médicos para erradicá-la. Assim sendo, marque a afirmativa CORRETA:

A
A febre e a cardite são considerados critérios maiores para o diagnóstico da doença;
B
A artrite é o critério maior mais específico pois poucas doenças apresentam quadro articular que pode se confundir com FR;
C
O diagnóstico da FR é exclusivamente laboratorial
D
A ASLO se eleva 24 horas após a infecção estreptocócica e, em caso de infecções recentes, dosagens seriadas não são necessárias
E
A profilaxia primária, com Penicilina Benzatina, está indicada no surto agudo inicial visando à erradicação do foco estreptocócico
A incidência de otite média aguda é maior no lactente e na criança pequena do que em faixas etárias mais elevadas. Esta predisposição decorre de alguns fatores apresentados nas alternativas a seguir, EXCETO:
Considerando os medicamentos que podem ser utilizados no tratamento do fumante que deseja cessar o uso de tabaco, o único fármaco dos abaixo que NÃO possui eficácia é:
Paciente do sexo masculino, 58 anos, vem apresentando há 5 anos, dispneia progressiva até médios esforços, associado à tosse seca. É portador de hipertensão arterial sistêmica e está em uso de enalapril e hidroclorotiazida. Tabagista há cerca de 40 anos e quer ajuda para parar de fumar. Atualmente, fuma 40 cigarros por dia, predominantemente no período da manhã e refere não ir mais a teatros ou cinemas, pois não consegue ficar mais de uma hora sem fumar. Assinale a INCORRETA:
A bronquiolite é uma doença predominante viral, sendo o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) o responsável por mais de 50% dos casos. Sabendo que algumas crianças podem evoluir de forma grave, pode-se afirmar que os fatores de risco de gravidade são:
Compartilhar