Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

A febre reumática ainda é uma doença prevalente em nosso meio que depende do manejo adequado por parte dos médicos para erradicá-la. Assim sendo, marque a afirmativa CORRETA:

A
A febre e a cardite são considerados critérios maiores para o diagnóstico da doença;
B
A artrite é o critério maior mais específico pois poucas doenças apresentam quadro articular que pode se confundir com FR;
C
O diagnóstico da FR é exclusivamente laboratorial
D
A ASLO se eleva 24 horas após a infecção estreptocócica e, em caso de infecções recentes, dosagens seriadas não são necessárias
E
A profilaxia primária, com Penicilina Benzatina, está indicada no surto agudo inicial visando à erradicação do foco estreptocócico
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. Segundo as mais recentes recomendações do Ministério da Saúde, em todos os pacientes sintomáticos respiratórios, ou seja, nas pessoas maiores de 15 anos que busquem serviços de saúde por qualquer motivo e apresentem queixas de tosse e expectoração por três semanas ou mais, deve-se realizar tomografia computadorizada de alta resolução devido a sua elevada sensibilidade e especificidade na detecção de atividade da doença tuberculosa.
Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A verificação de mecônio no período expulsivo, mesmo na ausência de sinais de asfixia fetal com desaceleração tardia, é indicativo de sofrimento fetal e exige conduta intervencionista imediata.
Homem negro de 64 anos é internado devido à insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal e polineuropatia. Ao exame chama atenção a presença de pápulas céreas nas regiões inguinais e axilares. Seus exames revelaram: ureia 180 mg/dl, creatinina: 6.3 mg/dl, proteínas totais: 9.0 g/dl, albumina 3.2 g/dl, hematócrito 24% com leucometria e plaquetas normais. EAS com celularidade normal, proteinúria 3+ sem cilindros. O ecocardiograma revelou espessamento ventricular esquerdo sem disfunção sistólica. Qual dos seguintes exames tem maior chance de esclarecer o diagnóstico?
Uma mulher de 35 anos chega à consulta com uma queixa de dois meses de evolução de lesões de pele em membros inferiores. Nega outras queixas. As lesões vão dos pés até a raiz das coxas e ficam mais intensas no final do dia. Ela traz uma biópsia de pele, com o seguinte laudo: inflamação intensa de vênulas pós-capilares, com presença de restos celulares de polimorfonucleares no interior e ao redor da parede dos vasos. Ao exame físico, púrpura palpável de membros inferiores. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Compartilhar