Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A fibrose cística (mucoviscidose):

A
é uma doença genética autossômica dominante, causada por mutações em um gene do cromossomo 7.
B
tem como base fisiopatológica a disfunção na bomba de Na/K, gerando secreções espessas e suor salgado.
C
tem como principal fator de óbito as infecções pulmonares, causadas por Pseudomonas aeruginosa e Burkholderia cepacia, dentre outras.
D
tem contraindicação de transplante pulmonar em virtude de reincidência da doença do órgão transplantado.
Ao serem avaliadas as alterações fisiológicas da coagulação na gravidez normal, pode-se afirmar que existe aumento: 1) da concentração de fibrinogênio em 50%; 2) moderado da concentração de plaquetas com o progredir da gravidez; 3) considerável dos fatores I, VII, VIII, IX E X; 4) das atividades dos fatores XI e XIII. Estão corretas somente as afirmações:
Podemos afirmar sobre os pacientes queimados que:
A contração da vesícula biliar após ingesta de gordura determinando dor em hipocôndrio direito na presença de obstrução ao fluxo biliar deve-se principalmente à liberação de:
Morgana, 15 anos, namora Roger, de 18 anos, há três anos. Há dois dias teve sua primeira relação sexual e procurou atendimento médico porque não quer engravidar. Relata menarca aos 13 anos, com ciclo menstrual regular. Na avaliação de Morgana você identifica que existe risco de gravidez após esta relação, considerando o período menstrual. Sua orientação, neste momento, é:
Compartilhar