é uma doença genética autossômica dominante, causada por mutações em um gene do cromossomo 7.
B
tem como base fisiopatológica a disfunção na bomba de Na/K, gerando secreções espessas e suor salgado.
C
tem como principal fator de óbito as infecções pulmonares, causadas por Pseudomonas aeruginosa e Burkholderia cepacia, dentre outras.
D
tem contraindicação de transplante pulmonar em virtude de reincidência da doença do órgão transplantado.
Outras questões
Paciente de 4 anos de idade com história de Asma Brônquica há 1 ano chega ao hospital dispnéico, agitado, falando com dificuldade, com tiragem intercostal bilateral, diminuição do murmúrio vesicular nos 2 pulmões, sibilos difusos ‘a ausculta, freqüência respiratória de 44 movimentos/minuto, frequência cardíaca de 120 batimentos/minuto, abdome com fígado a 2 cm do rebordo costal direito, pulsos periféricos normais, saturação de oxigênio de 89% em ar ambiente. Baseado nos dados acima, assinale a alternativa CORRETA.
Hemorragia, cistite, conjuntivite, pneumonia e diarreia; todos estes sintomas têm demonstrado relação com infecção provocada por qual agente etiológico?
Um homem com 60 anos de idade vai ao posto de saúde queixando-se de dores no ombro. Após o exame clínico, o médico suspeita que possa tratar-se de uma bursite no ombro. Qual das opções é a que se associa de forma mais frequente à bursite no ombro?
Paciente lavrador, com baixa acuidade visual após trauma corneano com vegetais e, ao exame oftalmológico, apresenta ulceração corneana com secreção. Estão contraindicados: