Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A fibrose cística (mucoviscidose):

A
é uma doença genética autossômica dominante, causada por mutações em um gene do cromossomo 7.
B
tem como base fisiopatológica a disfunção na bomba de Na/K, gerando secreções espessas e suor salgado.
C
tem como principal fator de óbito as infecções pulmonares, causadas por Pseudomonas aeruginosa e Burkholderia cepacia, dentre outras.
D
tem contraindicação de transplante pulmonar em virtude de reincidência da doença do órgão transplantado.
Homem de 55 anos foi trazido à emergência por tremores nas mãos, na língua e náuseas. Estava hipertenso, taquicárdico e sudorético. À anamnese, referiu vir fazendo uso de 1 litro de cachaça ao dia há mais de 5 anos, estando há 3 dias sem consumir bebida alcoólica. Identificou-se que o paciente estava desidratado e com hipoglicemia. A suspeita era que os sintomas estivessem relacionados à abstinência do álcool, tendo o tratamento sido iniciado com diazepam. Qual a conduta mais adequada para este paciente?
O diagnóstico de acalasia é dado por:
Paciente feminino, 53 anos, vem ao seu consultório relatando ter sofrido trauma abdominal por acidente automobilístico há 5 dias. Iniciou a apresentar dor abdominal em andar superior do abdômen e hematêmese. Ao Rx simples de abdômen você identificou ar livre (enfisema) em retroperitônio. Sua hipótese diagnóstica é?
Com relação às crises convulsivas febris: I- É o distúrbio convulsivo mais comum na infância e tem um excelente prognóstico. II- São raras antes de 9 meses e depois de 5 anos de idade. III- Geralmente associam a temperaturas que aumentam rapidamente, normalmente até 39°C ou mais. IV- Antecendentes familiares não são comuns, normalmente apresentam-se como casos isolados na família, afastando a relação com predisposição genética. V- Indica-se o uso de Valproato de sódio como profilaxia prolongada para impedir crises convulsivas recorrentes. Marque a sequência correta:
Compartilhar