Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A fibrose cística (mucoviscidose):

A
é uma doença genética autossômica dominante, causada por mutações em um gene do cromossomo 7.
B
tem como base fisiopatológica a disfunção na bomba de Na/K, gerando secreções espessas e suor salgado.
C
tem como principal fator de óbito as infecções pulmonares, causadas por Pseudomonas aeruginosa e Burkholderia cepacia, dentre outras.
D
tem contraindicação de transplante pulmonar em virtude de reincidência da doença do órgão transplantado.
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. O uso de protetor solar durante as caminhadas é prudente, sobretudo, em indivíduos com pele clara.
São causas de eosinofilia, EXCETO:
Tratando-se de Ruptura Prematura Pré-termo de Membranas (RPPM), pode-se afirmar:
Paciente de 59 anos, sexo masculino, tabagista e etilista, com carcinoma de células escamosas do esôfago, recebeu quimioterapia e radioterapia neoadjuvante. Foi submetido a esofagectomia subtotal transhiatal, com esofagogastroplastia e jejunostomia, sob anestesia venosa (propofol e rapifentanila). Procedimento anestésico-cirúrgico sem complicações. Em relação à assistência médica pós-operatória desse paciente podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar