Lactente de 6 meses, desnutrido, com clínica de broncopneumonia e estado geral comprometido, apresenta-se no pronto-socorro infantil onde foi requisitado Raio X de tórax. A presença, no exame radiológico, de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar são indicativos de infecção causada mais provavelmente por:
A
Stophylococcus aureus.
B
Estreptococo beta- hemolítico do grupo A.
C
Haemophilus influenzae do tipo B.
D
Mycoplasma pneumoniae.
E
Pseudomonas aeruginosa.
Outras questões
Jovem procura seu médico, por quadro iniciado há dois meses, de febre vespertina, sudorese noturna e perda ponderal. É percebido aumento de volume na região cervical compatível com linfonodomegalia, que é biopsiada com exame histopatológico, mostrando doença de Hodgkin tipo predomínio linfocitário. Dos achados abaixo, o que confere pior prognóstico para o paciente é a presença de:
Paciente tem diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico há 4 anos, com acometimento renal hematológico, neurológico e cutâneo, dependente de corticoide. Nos últimos 6 meses usou 10 gramas de corticoide e 6 gramas de ciclofosfamida. Há dois meses vem queixando-se de dor na região do quadril direito, principalmente no final do dia após longas caminhadas. A provável causa da dor é:
Paciente com 45 anos portador de miopia (- 1,00 D/E), refere que, atualmente, necessita tirar os óculos para ler. A melhor hipótese é:
A Ressonância Nuclear Magnética está contraindicada para pacientes que possuem: