Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Lactente de 6 meses, desnutrido, com clínica de broncopneumonia e estado geral comprometido, apresenta-se no pronto-socorro infantil onde foi requisitado Raio X de tórax. A presença, no exame radiológico, de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar são indicativos de infecção causada mais provavelmente por:

A
Stophylococcus aureus.
B
Estreptococo beta- hemolítico do grupo A.
C
Haemophilus influenzae do tipo B.
D
Mycoplasma pneumoniae.
E
Pseudomonas aeruginosa.
Primigesta de baixo risco gestacional, com 39 semanas de gestação, foi internada por se encontrar na fase ativa do trabalho de parto, com 5 cm de dilatação, apresentação cefálica no plano -1 de De Lee, bolsa íntegra e batimentos cardiofetais de 144 bpm. Que condutas devem ser adotadas?
Paciente com lúpus eritematoso sistêmico que apresenta poliartrite, rash malar com fotossensibilidade, úlceras orais, sem alterações no exame de urina e sem comprometimento do sistema nervoso, deve receber, como terapia inicial:
Em qual das situações clínicas abaixo NÃO está indicada a gastroplastia para tratamento da Obesidade Mórbida?
Um homem de 90Kg está em “Dieta Zero” por ter sido submetido a uma apendicectomia por videolaparoscopia. Qual a necessidade hídrica diária deve ser reposta através da infusão de cristaloides para este paciente?
Compartilhar