Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

A forma de câncer hepático primário mais frequentemente encontrada é o:

A
sarcoma.
B
linfoma das células de Kupfer.
C
hepatocarcinoma.
D
hepatoblastoma.
E
hemangioma.
Homem, 25 anos, sofre acidente automobilístico com trauma no MIE. Ao exame, apresenta o membro em flexão, adução, rotação interna e encurtamento. Qual é o provável diagnóstico?
Sobre os cistos e pseudocistos pancreáticos assinale a alternativa errada:
Um paciente comparece ao consultório psiquiátrico alegando ter um problema, pois sofre, há anos, prejuízos em compras que faz em lojas, supermercados etc. Se compra mercadorias das quais se arrepende ou se elas têm algum defeito, não consegue voltar à loja para devolvê-las ou reclamar, porque isso lhe gera tremendo desconforto, ansiedade e insegurança. Diante dessa queixa, o psiquiatra deve ter, como primeira hipótese diagnóstica:
Trabalhadores de um frigorífico de bovinos, que utilizam força no manuseio de facões e mantêm os braços elevados acima do nível dos ombros, têm procurado o serviço médico por dores osteomusculares. O trabalho é executado em pé e a jornada diária atinge até 10 horas. Queixam-se comumente de dor intermitente na região dos ombros que piora com a elevação dos braços e dificuldades na abdução, na rotação externa e na manutenção dos braços elevados. O quadro clínico mais provável é:
Compartilhar