Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A formação de hérnia perineal, após cirurgia de ressecção do reto, está mais frequentemente associada a:

A
radioterapia prévia.
B
quimioterapia pós-operatória.
C
não fechamento do peritônio pélvico.
D
não sutura do períneo.
E
exérese do cóccix.
Paciente de 37 anos, feminino, comparece ao ambulatório de psiquiatria, o mesmo acompanha há 8 meses por depressão, fez uso de Fluoxetina, Amitriptilina e Sertralina num período de dois anos, até o momento sem melhora do quadro. Entre as opções, qual descreve critérios suficientes para o diagnóstico de depressão maior:
No atendimento inicial pré-hospitalar do grande queimado, assinale a afirmativa incorreta:
Um homem de 62 anos, com queixa de disfagia, faz endoscopia digestiva alta que revela um tumor no terço médio do esôfago. A biópsia mostra tratar-se de carcinoma de células escamosas e o ultrassom endoscópico sugere uma lesão Sm2 ou Sm3. Não são achadas lesões adicionais por outros métodos de imagem. Conduta mais apropriada, com intenção curativa:
Um recém-nascido a termo nasce por via vaginal. Imediatamente após o nascimento, observa-se que a criança apresenta um abdome escavado, cianose e sofrimento respiratório. As bulhas cardíacas são ouvidas no lado direito do tórax e os ruídos respiratórios parecem estar diminuídos do lado esquerdo. O próximo passo na ressuscitação desta criança é:
Compartilhar