Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A gestação modifica o organismo materno e nele interfere, alterando bioquímica e anatomia de todos os aparelhos e sistemas. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a única verdadeira.

A
Ao final da gravidez o útero pode ter sua capacidade volumétrica aumentada em cerca de 100 vezes.
B
O pH vaginal devido ao aparecimento de células naviculares torna-se menos ácido.
C
O débito cardíaco eleva-se após a 12º semana e alcança o seu máximo na 20a, 24a semana, depois se mantém relativamente constante, voltando a se elevar no trabalho de parto durante as metrossístoles.
D
Alguns fatores de coagulação como os fatores VII, X e especialmente o fibrinogênio diminuem após o 3º mês de gestação.
E
A filtração glomerular chega a aumentar cerca de 20% ao final da gravidez.
Sobre o tratamento dos transtornos depressivos, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente de 82 anos, portador de transtorno do humor e hipertensão arterial essencial, em uso de fluoxetina e hidroclorotiaziada, desenvolve quadro de diminuição do nível de consciência no pós-operatório de cirurgia abdominal. Considerando que a função renal está normal, qual é o distúrbio metabólico mais provável responsável pela alteração neurológica nesse paciente?
Paciente masculino, 45 anos, mecânico, apresenta quadro de 3 meses de evolução de dor em face posterior de antebraço direito, que aumenta com esforços e movimentos de pronação e supinação. Ao exame, a sensibilidade é normal, mas o paciente apresenta dificuldade para extensão dos dedos. O quadro descrito é compatível com qual dos diagnósticos abaixo?
Assinale abaixo a propriedade específica do músculo cardíaco que o diferencia do músculo esquelético:
Compartilhar