Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A gestação modifica o organismo materno e nele interfere, alterando bioquímica e anatomia de todos os aparelhos e sistemas. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a única verdadeira.

A
Ao final da gravidez o útero pode ter sua capacidade volumétrica aumentada em cerca de 100 vezes.
B
O pH vaginal devido ao aparecimento de células naviculares torna-se menos ácido.
C
O débito cardíaco eleva-se após a 12º semana e alcança o seu máximo na 20a, 24a semana, depois se mantém relativamente constante, voltando a se elevar no trabalho de parto durante as metrossístoles.
D
Alguns fatores de coagulação como os fatores VII, X e especialmente o fibrinogênio diminuem após o 3º mês de gestação.
E
A filtração glomerular chega a aumentar cerca de 20% ao final da gravidez.
Lactente de 1 ano e 6 meses, com diagnóstico de Tetralogia de Fallot há um mês por sopro, em uso de propranolol. Trazido ao PS pela mãe pois ficou roxinho após aplicação da vacina BCG no posto de saúde. Chegou cianótico 3+/4+, agitado, chorando e foi colocado em oxigenoterapia. FC = 176 bpm, pulsos fortes e perfusão limítrofe. O sopro era sistólico, 3+/6+ em segundo espaço intercostal esquerdo em diamante e ejetivo, irradiando para ponta do coração. FR = 36 irpm, esforço leve a moderado, pulmões limpos. O fígado não era palpável e o abdômen era flácido. Referente ao caso, estará CORRETA a seguinte afirmativa:
Em relação a oclusão arterial aguda das extremidades, marque a questão errada:
Uma menina de 4 anos está inconsciente, em apneia e sem pulso. A ressuscitação cardiopulmonar está sendo realizada. O monitor cardíaco revela fibrilação ventricular. Qual das seguintes intervenções deve ser realizada a seguir?
Criança de 4 anos, previamente hígida, apresenta sangramento retal importante, com queda significativa de hematócrito/hemoglobina. Endoscopia alta e colonoscopia normais. Para esse caso, o diagnóstico MAIS provável é
Compartilhar