Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A gestação modifica o organismo materno e nele interfere, alterando bioquímica e anatomia de todos os aparelhos e sistemas. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a única verdadeira.

A
Ao final da gravidez o útero pode ter sua capacidade volumétrica aumentada em cerca de 100 vezes.
B
O pH vaginal devido ao aparecimento de células naviculares torna-se menos ácido.
C
O débito cardíaco eleva-se após a 12º semana e alcança o seu máximo na 20a, 24a semana, depois se mantém relativamente constante, voltando a se elevar no trabalho de parto durante as metrossístoles.
D
Alguns fatores de coagulação como os fatores VII, X e especialmente o fibrinogênio diminuem após o 3º mês de gestação.
E
A filtração glomerular chega a aumentar cerca de 20% ao final da gravidez.
Em relação ao trauma geniturinário, assinale a alternativa CORRETA.
Um paciente de 55 anos, no 8º dia de internamento, em uso de heparina não fracionada, apresenta contagem de plaquetas de 55.000/mm³. Apresenta exame físico sem anormalidades, e laboratorialmente as funções hepática e renal eram normais. Qual é o DIAGNÓSTICO MAIS PROVÁVEL e a COMPLICAÇÃO MAIS FREQUENTE para este caso?
São exemplos de antidepressivos tricíclicos, EXCETO:
Um paciente de 75 anos, fumante, diabético tipo II com história de angioplastia coronária há 2 anos e usando clopidogrel, procurou um serviço médico com PSA 7.0 ng/ml. O toque retal apresentava uma próstata levemente aumentada de volume, sem nodulações. A biópsia evidenciou adenocarcinoma prostático, com escore de Gleason 3,3 = 6, comprometendo 25% de um fragmento de um total de 12 fragmentos. Levando em consideração os conhecimentos atuais, qual é a melhor conduta para o paciente?
Compartilhar