A glicose no fluido pleural está caracteristicamente baixa (menor que 60 mg/dl) nos derrames pleurais, em todas as seguintes situações, exceto:
A
Artrite reumatoide.
B
Empiema.
C
Ruptura do esôfago.
D
Síndrome nefrótica.
E
Neoplasia.
Outras questões
Um homem de 72 anos notou discreto abaulamento na região inguinal esquerda, há três meses. Não tem história de dor no local nem outras queixas ou sintomas. Seu hábito intestinal é normal e não tem antecedentes cirúrgicos. Também não tem sintomas que sugiram prostatismo. É hipertenso controlado e não tem outras morbidades. Vive sozinho e trabalha 3 vezes por semana como voluntário em um hospital universitário. Um cirurgião o examina e faz o diagnóstico de hérnia inguinal e recomenda apenas observação. Essa conduta é
Mulher, 19a, previamente hígida, é admitida em Ambulatório para investigação após a ocorrência de 3 episódios de pancreatite aguda nos últimos 6 meses. Nega: etilismo, uso de medicações pancreatotóxicas, histórico familiar de casos semelhantes. Em duas ultrassonografias de abdome recentes, não foram observadas alterações em vesícula ou vias biliares intra e extra-hepáticas. Assinale a alternativa correta:
Homem de 35 anos está em sua primeira crise de cólica renal. TC abdome/pelve: cálculo ureteral proximal de 5 mm, sem sinais obstrutivos. A conduta inicial mais apropriada é
Recém nascido de 24 horas, prematuro de 35 semanas, portador de sindorme de Down, apresenta vômitos biliosos há 12 horas. Está na UTI neonatal em hidratação venosa e sonda orogástrica com drenagem biliosa. Há relato de polidrâmnio materno. O exame abdominal não revelou anormalidades. Não evacuou e somente eliminou pequena quantidade de mecônio no toque retal. RX simples de abdome evidencia o sinal da dupla bolha. Este quadro indica o diagnóstico de: