Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A glomerulonefrite difusa aguda (GNDA) é uma doença:

A
que acomete especialmente os lactentes
B
que se manifesta com edema, habitualmente devido a perda protéica urinária
C
cuja evolução para cronicidade ocorre em cerca de 20% dos casos
D
que pode ocorrer após infecção por alguns agentes infecciosos, sendo o mais importante o Streplococcus beta-hemolítico do grupo A
E
na qual os níveis de C3 são elevados
Um paciente com doença arterial obstrutiva crônica será submetido a um by-pass aortofemoral direito. Em relação a esse procedimento, considerando a classificação das cirurgias em relação à contaminação e à profilaxia antimicrobiana recomendada, é CORRETO afirmar que se trata de uma:
A queixa de hipoacusia é muito comum na atenção primária, principalmente, em idosos. Uma causa muito comum dessa queixa é presença de tampão de cerúmen, identificado pela otoscopia. A lavagem otológica é o procedimento recomendado para a resolução do problema. Considerando esse procedimento, é correto afirmar que:
Dentre as cardiopatias congênitas cianogênicas relacionadas, qual a mais frequente?
Um plantonista está em um local devidamente equipado para atender emergências, onde vários adolescentes realizam uma prova. De repente, um adolescente cai no chão, inconsciente, sem respiração e sem pulso central palpável. Rapidamente o plantonista chega ao local. O monitor instalado demonstra ritmo de fibrilação ventricular. A conduta adequada nesse caso é:
Compartilhar