Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A gravidez impõe ao organismo materno profundas modificações no metabolismo glicídico que em pacientes saudáveis se caracterizam por:

A
elevação dos teores de glicemia de jejum.
B
incremento da ação periférica do glucagon.
C
diminuição da utilização periférica da glicose.
D
decréscimo das taxas de glicemia pós-prandial.
E
redução da concentração sanguinea da insulina pós-prandial.
Assinale a alternativa em que todos os itens são considerados indicação de tratamento cirúrgico na ureterolitíase:
Marque nas frases abaixo: falso (F) ou verdadeiro (V) e, em seguida, assinale a alternativa cuja sequência esteja CORRETA: (  ) O ataque de pânico, característico do Transtorno de Pânico, pode ocorrer sem que haja um fator desencadeante, possível inclusive, durante o sono. (  ) Antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina devem ser evitados no tratamento de transtorno obsessivo compulsivo. (  ) Medo exagerado e persistente de ser desmoralizado, exposto ou humilhado, quando em situações sociais, ou que mostre um mau desempenho ocorre na Fobia Simples. (  ) Um indivíduo com Transtorno de Ansiedade Generalizada apresenta ansiedade persistente que afeta uma variedade de situações cotidianas, mantendo-o ansioso e apreensivo para possíveis eventos negativos. (  ) Presença de pensamentos e sonhos, desagradáveis e recorrentes, sobre um evento traumático, provocando reatividade fisiológica, ocorre no Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
Sobre os tumores sólidos em crianças, qual das afirmativas, a seguir, está incorreta?
Criança de 5 anos com otalgia há dez dias com tratamento irregular, evoluindo com febre persistente, otorréia e otorragia e abaulamento retroauricular instalado há dois dias. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta adequada?
Compartilhar