Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:

A
A prevalência da hanseníase foi o dobro da incidência nesse ano.
B
A prevalência da hanseníase em 2006 foi três vezes maior que a meta esperada.
C
O coeficiente de incidência representa todos os casos acumulados no ano.
D
O coeficiente de incidência da doença foi 50/10.000 habitantes em 2006.
E
A prevalência representa a intensidade da ocorrência da doença na população.
Pré-escolar de três anos é levado ao ambulatório com queixa de dor e edema no joelho direito há dois meses, e no tornozelo esquerdo há três semanas. Nega febre ou outras alterações. O exame complementar indicado nesse caso é:
Um homem de 65 anos, tabagista há trinta anos, mais de 20 cigarros por dia, assintomático, vai ao consultório médico para fazer um check-up. De acordo com a faixa etária desse paciente, as doenças que devem ser pesquisadas são:
O achado de um bloqueio atrioventricular em um feto deve induzir o obstetra a pesquisar que tipo de patologia materna?
A ruptura espontânea do esôfago, descrita pela primeira vez em 1724, é causada por aumento súbito na pressão intra-abdominal e em geral é secundária a vômitos em cerca de 80% dos casos. Pode-se diagnosticar como: (COELHO, J. C. U. Aparelho digestivo: clinica e cirurgia, 1996)
Compartilhar