Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:

A
A prevalência da hanseníase foi o dobro da incidência nesse ano.
B
A prevalência da hanseníase em 2006 foi três vezes maior que a meta esperada.
C
O coeficiente de incidência representa todos os casos acumulados no ano.
D
O coeficiente de incidência da doença foi 50/10.000 habitantes em 2006.
E
A prevalência representa a intensidade da ocorrência da doença na população.
Uma mulher de 30 anos procura o pronto-socorro por estar sentindo dor intensa e espasmos esfincterianos precipitados por evacuações há mais de 2 (dois) meses. Ela, ainda, menciona manchas de sangue no papel higiênico e fezes com raias de sangue, ocasionalmente. Ao exame físico, observa-se ulceração em comissura posterior, plicoma anal e papila hipertrofiada. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o caso descrito acima.
O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, com vistas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas tem como objetivos:
A respeito da neoplasia de pâncreas, é correto afirmar:
Com relação ao esfíncter anal interno, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar