Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:

A
A prevalência da hanseníase foi o dobro da incidência nesse ano.
B
A prevalência da hanseníase em 2006 foi três vezes maior que a meta esperada.
C
O coeficiente de incidência representa todos os casos acumulados no ano.
D
O coeficiente de incidência da doença foi 50/10.000 habitantes em 2006.
E
A prevalência representa a intensidade da ocorrência da doença na população.
Mulher de 55 anos de idade, hipertensa e tabagista. Refere que há 6 meses iniciou quadro de dor progressiva na panturrilha direita ao deambular, impedindo mais de 300 metros de caminhada. Ao exame clínico apresenta pulso femoral presente, pulsos poplíteo e distais ausentes no membro afetado. Traz consigo exame de duplex scan mostrando oclusão de artéria femoral no canal dos adutores e fluxo reduzido em artérias distais. Além de cessar o tabagismo, qual a conduta?
Baseado nos novos critérios do SOFA, qual exame abaixo NÃO seria necessário numa fase inicial para o diagnóstico de sepse?
Homem de 65 anos de idade, tabagista e hipertenso, apresentou quadro de hematúria macroscópica. Fez ultrassonografia das vias urinárias que mostrou lesão vegetante de 2 centímetros em parede lateral direita. Foi submetido à ressecção endoscópica (RTU) do tumor que revelou ser carcinoma urotelial de alto grau infiltrando o córion. Foi submetido à re-RTU e o resultado foi ausência de tumor. Qual é a MELHOR conduta?
Homem de 42 anos de idade chegou ao Pronto-socorro com quadro de intoxicação exógena, apresentando tremores, taquicardia, confusão mental e midríase. Abdome com ruídos hidroaéreos diminuídos e retenção urinária. A pele encontrava-se seca, quente e bem avermelhada. A pupila encontrava-se bem dilatada à mínima exposição à luz. Qual é o agente MAIS provavelmente relacionado a essa intoxicação?
Compartilhar