Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada pelo bacilo de Hansen. No Brasil, apresenta alta endemicidade, com prevalência superior a 1:10.000 habitantes. Quanto à patogenia do bacilo de Hansen, assinale com [V] as assertivas verdadeiras e com [E] as assertivas erradas e escolha a alternativa que contém a sequência correta: [ ] I. Durante o processo de apresentação, as células apresentadoras de antígenos fagocitam, metabolizam e processam o Mycobacterium leprae, produzindo numerosos peptídeos que serão apresentados aos linfócitos. [ ] II. O macrófago, a mais importante célula efetora da resposta imune celular, tem suas funções ativadas por citocinas como a interleucina 1. [ ] III. 'In vivo', a avaliação da resposta imune celular ao Mycobacterium leprae é feita pela reação de Mitsuda. [ ] IV. Quando há predominância da imunidade celular, a hanseníase se desenvolve para o polo lepromatoso. [ ] V. Quando há depressão da imunidade celular, a hanseníase se desenvolve para o polo tuberculoide.

A
I-[V], II-[F], III-[V], IV-[F], V-[F]
B
I-[V], II-[V], III-[V], IV-[V], V-[V]
C
I-[F], II-[F], III-[F], IV-[V], V-[F]
D
I-[F], II-[V], III-[F], IV-[F], V-[V]
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Correlacione localização de dor abdominal/sinal ou sintoma com diagnóstico correspondente: Coluna 1: 1. Central/Hipotensão. 2. Hipocôndrio direito/Cólica. 3. Epigástrica/Febre. 4. Fossa ilíaca direita/Náusea. 5. Abdome inferior/Hipovolemia. Coluna 2: ( ) Diverticulite de Meckel. ( ) Colecistite aguda. ( ) Pancreatite aguda. ( ) Aneurisma de aorta abdominal em expansão. ( ) Gestação ectópica rota. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A Púrpura Trombocitopênica (PTI) caracteriza-se por:
Dentre os anestésicos inalatórios atualmente em uso no Brasil, o que tem o menor índice de metabolismo no organismo é o:
Primigesta de 17 anos chega à emergência da maternidade com 36 semanas, PA 170 x 110 mmHg, cefaleia e escotomas cintilantes. FCF 144 bpm. Durante o exame físico apresenta episódio convulsivo tonicoclônico generalizado. Indique a conduta imediata mais adequada a ser tomada.
Compartilhar