Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada pelo bacilo de Hansen. No Brasil, apresenta alta endemicidade, com prevalência superior a 1:10.000 habitantes. Quanto à patogenia do bacilo de Hansen, assinale com [V] as assertivas verdadeiras e com [E] as assertivas erradas e escolha a alternativa que contém a sequência correta: [ ] I. Durante o processo de apresentação, as células apresentadoras de antígenos fagocitam, metabolizam e processam o Mycobacterium leprae, produzindo numerosos peptídeos que serão apresentados aos linfócitos. [ ] II. O macrófago, a mais importante célula efetora da resposta imune celular, tem suas funções ativadas por citocinas como a interleucina 1. [ ] III. 'In vivo', a avaliação da resposta imune celular ao Mycobacterium leprae é feita pela reação de Mitsuda. [ ] IV. Quando há predominância da imunidade celular, a hanseníase se desenvolve para o polo lepromatoso. [ ] V. Quando há depressão da imunidade celular, a hanseníase se desenvolve para o polo tuberculoide.

A
I-[V], II-[F], III-[V], IV-[F], V-[F]
B
I-[V], II-[V], III-[V], IV-[V], V-[V]
C
I-[F], II-[F], III-[F], IV-[V], V-[F]
D
I-[F], II-[V], III-[F], IV-[F], V-[V]
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?
As duas questões 24 e 25 referem-se ao caso clínico abaixo: Menina de 11 anos de idade é trazida à unidade de saúde pela mão com queixas de fluxo vaginal que mancha suas roupas intimas. A mãe relata secreção em pequena quantidade, sem odor, não irritativa, não pruriginosa. Na avaliação ginecológica, vulvoscopia sem sinais inflamatórios, hímen intacto, presença de pêlos na região pubiana recobrindo a linha média. Na avaliação da mama, apresenta elevação da mama e da papila, sem separação dos contornos as aréola e da mama. Quanto ao exame físico da paciente e segundo os estágios da Tenner, amelhor classificação para a paciente descrita é:
O puerpério é um importante momento de união na vida do casal, e discutir planejamento familiar nessa fase pode ser muito saudável. Sobre a anticoncepção no puerpério, é correto afirmar:
No aleitamento materno, são características da boa pega marítima, EXCETO:
Compartilhar