Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada pelo bacilo de Hansen. No Brasil, apresenta alta endemicidade, com prevalência superior a 1:10.000 habitantes. Quanto à patogenia do bacilo de Hansen, assinale com [V] as assertivas verdadeiras e com [E] as assertivas erradas e escolha a alternativa que contém a sequência correta: [ ] I. Durante o processo de apresentação, as células apresentadoras de antígenos fagocitam, metabolizam e processam o Mycobacterium leprae, produzindo numerosos peptídeos que serão apresentados aos linfócitos. [ ] II. O macrófago, a mais importante célula efetora da resposta imune celular, tem suas funções ativadas por citocinas como a interleucina 1. [ ] III. 'In vivo', a avaliação da resposta imune celular ao Mycobacterium leprae é feita pela reação de Mitsuda. [ ] IV. Quando há predominância da imunidade celular, a hanseníase se desenvolve para o polo lepromatoso. [ ] V. Quando há depressão da imunidade celular, a hanseníase se desenvolve para o polo tuberculoide.

A
I-[V], II-[F], III-[V], IV-[F], V-[F]
B
I-[V], II-[V], III-[V], IV-[V], V-[V]
C
I-[F], II-[F], III-[F], IV-[V], V-[F]
D
I-[F], II-[V], III-[F], IV-[F], V-[V]
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Paciente portador de tumor do mediastino com achado laboratorial de alfatetoproteína elevada, o diagnóstico mais provável é:
Uma maratonista após um período prolongado de treinamento notou dor ao nível do antepé direito, progressiva, que piorava durante o treino matinal e melhorava com o repouso. Qual a suspeita clínica mais provável, e qual(is) o(s) métodos(s) diagnóstico(s) a serem solicitado(s)?
As crises convulsivas febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes, cerca de 5% das crianças apresentam crises febris, sendo classificadas como típicas e atípicas. Qual alternativa apresenta uma característica das crises atípicas?
Rosa parecia cada vez pior, a morte do seu filho Mateus foi desoladora. Apesar de estar tentando cuidar melhor das crianças, a cada ida ao posto, sua tristeza fica mais aparente. Em uma das vezes que trouxe Ronaldinho, Rosa não aguenta e começa a chorar. Dr. Armando então, percebe que é hora de avaliar melhor a situação. Ao longo da conversa, Rosa explicita suas dificuldades e confessa: "Antes de ontem, comprei um pouco de chumbinho (veneno de rato, altamente tóxico). Mandei os meninos para casa da vizinha e já olhei um lugar mais afastado, perto do açude para que ninguém me visse. Doutor, eu moro só com os meninos [...] não existe ninguém por mim [...] Não vejo a hora disso acabar [...]". Baseado no relato acima, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e conduta mais adequada:
Compartilhar