Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

A hepatite B é causada pelo vírus da Hepatite B (VHB), um DNA vírus da família hepadnaviride. Qual dos marcadores sorológicos abaixo relacionados, quando presentes, é os mais sugestivos de uma infecção crônica:

A
Anti HBs(+) anti HBc IgM.
B
HbsAg (+) anti HBc IgG.
C
Anti HBc IgM.
D
Anti Hbe.
E
Anti HBc IgG.
São sinais e sintomas de hipoglicemia neonatal:
Um paciente de 40 anos de idade vem apresentando confusão mental ocasional, sudorese profusa e palpitações nas últimas oito semanas. Avaliado pelo seu médico que solicitou glicose plasmática de jejum (resultado 45 mg/dl - VN 70 a 99 mg/dl) e peptídeo C (elevado). Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa que contém o diagnóstico mais provável.
Pré-escolar do sexo masculino, com três anos de idade, foi levado por sua mãe ao posto de saúde com relato de tosse persistente, obstrução nasal e dermatite atópica há dois anos, que pioram com mudança do clima. Relata ainda falta de ar e chiado no peito à noite, semanalmente, que alivia após nebulização com broncodilatador. Segundo a mãe, ele tem tosse e cansaço praticamente todo dia. Refere que a criança já foi internada na UTI duas vezes devido à crise grave de asma. O pai tem asma, a mãe e a irmã rinite alérgica. Ao exame físico, verificou-se estar à criança emagrecida, com discreto aumento da região esternal, obstrução nasal, e presença à ausculta pulmonar de esforço expiratório e discreta sibilância. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:
Paciente de 34 anos de idade, é atendido com quadro de dor abdominal em cólica localizada no hipocôndrio direito e epigástrio irradiada para dorso associada a náuseas, vômitos e febre de 38,3° C. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, levemente taquidispnéica com FC 100 bpm. No exame do abdome, observa-se discreta distensão abdominal, dor a palpação de hipocôndrio direito com sinal de Murphy presente. Qual diagnóstico mais provável desse paciente?
Compartilhar