Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A hérnia umbilical se faz presente em até 84% dos bebês prematuros e de baixo peso e pode ter tendência de fechamento espontâneo nos primeiros:

Carolina, 75 anos, obesa, mora em casa geriátrica. É trazida à Emergência por sua filha com diarreia e letargia. Estava bem até há quatro dias quando iniciou diarreia líquida, que não melhorou com loperamida e evoluiu com sangue em 24 horas. Duas senhoras da casa geriátrica apresentaram quadro semelhante. Nega uso de medicamentos. Exame físico: sonolenta, desidratada e identifica a filha; hipocorada (3+/4), ictérica (+4), fraqueza nos membros. Abdome depressível e doloroso difusamente, com peristalse aumentada. O exame neurológico não mostra alterações focais. Exames laboratoriais: hematócrito 25%; plaquetas 67.000/mm³; glicose 700 mg/dL; ureia 60 mg/dLI; creatina 3,5 mg/dLI; K+ 4,0 mEq/L. Na 128 mEq/I, bilirrubinas totais 3 mg/dL; bilirrubina indireta 2,0 mg/dL. Exame de fezes: sangue e leucócitos. O provável diagnóstico e o agente etiológico são, respectivamente, síndrome:
Em relação as Pneumonias Comunitárias na infância, esta correto afirmar:
O lúpus eritematoso neonatal é uma síndrome rara que ocorre em neonatos de mãe com manifestação clínica ou subclínica de, exceto:
Em uma mulher grávida, a tuberculose pulmonar e, principalmente, extrapulmonar, além de linfadenite, está associada a um maior risco de prematuridade, retardo de crescimento fetal, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. A partir do comprometimento placentário, os bacilos tuberculosos atingirão primeiramente que órgão?
Compartilhar