Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A hipertermia maligna é caracterizada por estado hipermetabólico desencadeado pela exposição a certos agentes inalatórios, ou à succinilcolina. Sobre o tratamento é verdadeiro afirmar que:

A
a hipocalcemia deve ser tratada precocemente.
B
o uso de bicarbonato deve ser retardado.
C
o uso de insulina se faz necessário para diminuir o risco de hiperglicemia.
D
resfriar o corpo com um cobertor resfriador, é perigoso devido ao choque térmico.
E
administrar dantrolene, 2,5 mg/kg (podendo repetir), este indicado.
Homem com 69 anos dá entrada no serviço de emergência com quadro de dor e distensão abdominal associado a náuseas e vômitos. História de prostatectomia há 15 anos. Nega outras comorbidades. O abdome mostra-se distendido e ligeiramente doloroso. Taquicárdico e hipotenso. Realiza os seguintes exames laboratoriais: Hemograma com 17500 leucócitos com 10% de bastões, potássio de 4,5 mEq/L, sódio de 139 mEq/L, lactato de 8 mmol/L e bicarbonato de 17 mEq/L. Assinale a alternativa com a melhor conduta para este paciente:
Durante exame de rotina em paciente de 25 anos, é detectada uma massa no testículo direito. Em relação a investigação complementar deste paciente, analise as assertivas abaixo: I) Os marcadores séricos a serem solicitados para este paciente são o CA 19-9, o BetaHCG e a desidrogenase lática.; II) A ultrassonografia escrotal pode distinguir lesões testiculares intrínsecas das extrínsecas.; III) Nenhum dos marcadores tumorais é suficientemente especifico para estabelecer o diagnóstico de câncer de testículo na ausência de confirmação histológica.; IV) O diagnóstico de seminoma se baseia no aumento da Alfa-fetoproteína e na analise anatomopatológica.; V) Uma dosagem de desidrogenase lática significativamente elevada tem valor de prognóstico independente em pacientes com seminoma avançado. Estão corretas:
Paciente de 50 anos de idade, iniciou tratamento para linfoma com quimioterapia há 5 dias, procura o pronto socorro apresentando fadiga significativa. História de deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase. Previamente com função renal normal. Os exames iniciais demonstraram uréia=110 mg/dL, creatinina=4,3mg/dL, ácido úrico=11mg/dL, potássio=6,4 mEq/L. Hb=10,4g/dL, VG=31%. Qual dos tratamentos abaixo não faz parte do manejo neste paciente?
A síndrome de Fitz-Hugh-Curtis está relacionada a:
Compartilhar