Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A Icterícia Neonatal está presente de maneira frequente, no período neonatal. Assinale a alternativa INCORRETA.

A
O Neonato produz duas a três vezes mais bilirrubinas do que o adulto devido à menor vida das hemácias e à maior quantidade da hemoglobina.
B
A Circulação êntero-hepática elevada de bilirrubina decorre da escassa flora intestinal e da maior atividade da enzima betaglicuronidase na mucosa intestinal.
C
O RN apresenta captação hepática limitada da bilirrubina nos primeiros três a quatro dias, devido à deficiência de lingandina, principal proteína carreadora da bilirrubina dentro do hepatócito.
D
RN de baixo peso e de idade gestacional entre 35 e 38 semanas apresentam risco aumentado de hiperbilirrubinemia.
E
O filho de mãe diabética possui menor risco de desenvolver hiperbilirrubinemia, pois ele é geralmente grande para a idade gestacional e apresenta circulação êntero-hepática diminuída.
Mulher de 52 anos refere última mestruação há 18 meses. Foi histerectomizada aos 42 anos por carcinoma in situ do colo do útero. Vem referindo fogachos intensos, perda da libido e dispareunia por ressecamento vaginal. Ela está em dúvida sobre os problemas relacionados ao uso de hormônios e você esclarece corretamente que essa terapia:
Cicatrizes hipertróficas e queloides são processos anormais de cicatrização caracterizados por alterações: Qual a melhor resposta?
Lactente, 18 meses, sexo masculino, vem apresentando febre elevada (39,8o C) por 9 dias e, na evolução, foram relatados: exantema maculopapular generalizado, adenomegalia cervical, hiperemia conjuntival sem secreção, descamação nos lábios, edema dos dedos das mãos e dos pés. Das complicações abaixo, a que é mais específica da doença representativa deste caso é:
O professor de anatomia do primeiro semestre da Faculdade de Medicina da UFC pergunta para a turma de onde vem a inervação motora dos músculos do dorso. Qual, dentre as opções abaixo é a resposta correta para o questionamento?
Compartilhar