Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A Icterícia Neonatal está presente de maneira frequente, no período neonatal. Assinale a alternativa INCORRETA.

A
O Neonato produz duas a três vezes mais bilirrubinas do que o adulto devido à menor vida das hemácias e à maior quantidade da hemoglobina.
B
A Circulação êntero-hepática elevada de bilirrubina decorre da escassa flora intestinal e da maior atividade da enzima betaglicuronidase na mucosa intestinal.
C
O RN apresenta captação hepática limitada da bilirrubina nos primeiros três a quatro dias, devido à deficiência de lingandina, principal proteína carreadora da bilirrubina dentro do hepatócito.
D
RN de baixo peso e de idade gestacional entre 35 e 38 semanas apresentam risco aumentado de hiperbilirrubinemia.
E
O filho de mãe diabética possui menor risco de desenvolver hiperbilirrubinemia, pois ele é geralmente grande para a idade gestacional e apresenta circulação êntero-hepática diminuída.
Homem, 23a, teve o olho esquerdo atingido por um fragmento de madeira. Ao exame físico, olho esquerdo: ferimento cortante na esclera com evidência de saída de humor aquoso. A conduta antes da avaliação do especialista é:
Mulher de 64 anos, obesa, com história de hipertensão arterial e diabetes mellitus, há 3 meses com edema generalizado insidioso de evolução progressiva, fadiga e dispneia de esforço. A radiografia de tórax revelou congestão pulmonar sem cardiomegalia. Eletrocardiograma de repouso mostrou hipertrofia ventricular esquerda sem distúrbios da condução ou sinais de infarto miocárdio prévio. Neste caso, um ecocardiograma com Doppler provavelmente revelará:
Assinale a alternativa correta sobre o câncer de mama:
Em relação à ascite é CORRETO afirmar:
Compartilhar