Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A identificação da posição anterior ou posterior dos cálices renais é informação importante para a realização do acesso renal para a cirurgia percutânea. Em relação à anatomia dos cálices renais, podemos observar que:

A
Os cálices perpendiculares ocorrem em cerca de 40% dos casos.
B
Os cálices perpendiculares anteriores são facilmente identificáveis à urografia excretora.
C
Em 50% das vezes, a determinação precisa da posição anterior ou posterior dos cálices é difícil, mesmo com urografia excretora.
D
Pelos achados da urografia excretora, podemos concluir que os cálices posteriores apresentam posição mais lateral em 50% dos casos.
E
Pelos achados da urografia excretora, os cálices anteriores apresentam posição mais lateral em 50% dos casos.
João, casado, 65 anos, tem hipertensão arterial e está em uso regular de enalapril 20 mg/dia há dois anos. João é sedentário, tabagista e ganhou muito peso no último ano. Relata muito estresse nos últimos seis meses por sobrecarga de trabalho depois que passou a ser gerente de um supermercado. Refere também problemas de relacionamento com a esposa, pois além de ter pouco tempo para a família, apresenta dificuldade de ter ereção nas relações sexuais nos últimos três meses. Ao ser questionado, afirma ereções no período da manhã. Qual é a conduta mais adequada na abordagem dessa pessoa com disfunção erétil?
Uma criança de 5 anos, com otalgia unilateral e febre apresenta, após 2 dias do início dos sintomas, paralisia facial periférica ipsilateral à otalgia. Na otoscopia observou-se abaulamento e hiperemia da membrana timpânica. Podemos afirmar que:
Paciente sexo feminino, 72a, hipertensa e diabética. Durante exame médico de rotina notado ausência de pulsos poplíteo e podais, bilateralmente. Paciente nega claudicação intermitente. Como melhor conduta incial temos:
O Estado de Mal Epiléptico Refratário na infância ocorre quando, apesar de toda a medicação instituída, persiste a atividade convulsiva. Esta fase apresenta uma alta morbidade e mortalidade, se medidas mais efetivas não forem tomadas. Nesta fase, a medicação melhor indicada para o seu tratamento é:
Compartilhar