Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A identificação da posição anterior ou posterior dos cálices renais é informação importante para a realização do acesso renal para a cirurgia percutânea. Em relação à anatomia dos cálices renais, podemos observar que:

A
Os cálices perpendiculares ocorrem em cerca de 40% dos casos.
B
Os cálices perpendiculares anteriores são facilmente identificáveis à urografia excretora.
C
Em 50% das vezes, a determinação precisa da posição anterior ou posterior dos cálices é difícil, mesmo com urografia excretora.
D
Pelos achados da urografia excretora, podemos concluir que os cálices posteriores apresentam posição mais lateral em 50% dos casos.
E
Pelos achados da urografia excretora, os cálices anteriores apresentam posição mais lateral em 50% dos casos.
Paciente do sexo feminino, 45 anos, 60 kg, submetida à gastrectomia subtotal distal no tratamento de carcinoma gástrico distal, sem intercorrências anestésico-cirúrgicas. No pós-operatório imediato, a paciente recebeu 2000 ml de SGI 5% e 27 ml de NaCl 20%; apresentou 900 ml de diurese, não apresentando perdas adicionais, o que concorreu para um balanço hídrico positivo nesse período. Em relação à prescrição de hidratação venosa para o 1° dia pós-operatório (para 24 horas) assinale a opção INCORRETA:
Em relação à analgesia pós-operatória podemos afirmar, EXCETO:
Na fisiopatologia da artrite séptica, quais articulações apresentam metáfise intracapsular que permite a penetração da bactéria na articulação?
Assinale o sintoma mais característico da Esquizofrenia Paranoide:
Compartilhar