Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A identificação da posição anterior ou posterior dos cálices renais é informação importante para a realização do acesso renal para a cirurgia percutânea. Em relação à anatomia dos cálices renais, podemos observar que:

A
Os cálices perpendiculares ocorrem em cerca de 40% dos casos.
B
Os cálices perpendiculares anteriores são facilmente identificáveis à urografia excretora.
C
Em 50% das vezes, a determinação precisa da posição anterior ou posterior dos cálices é difícil, mesmo com urografia excretora.
D
Pelos achados da urografia excretora, podemos concluir que os cálices posteriores apresentam posição mais lateral em 50% dos casos.
E
Pelos achados da urografia excretora, os cálices anteriores apresentam posição mais lateral em 50% dos casos.
Com relação ao paciente com aterosclerose periférica e insuficiência arterial crônica dos MMII, considere as seguintes afirmativas: 1. As drogas que inibem a função plaquetária são utilizadas para diminuir a síndrome de reperfusão após a reconstrução arterial. 2. O tratamento clínico é preconizado preferencialmente nas fases I e II da classificação de Fontaine, na doença arterial crônica dos MMII. 3. O uso de antiplaquetários na doença arterial crônica não diminui a incidência de eventos cardiovasculares. 4. O fumo tem efeito aterogênico, vasoconstritor e trombogênico. 5. A proteção contra o frio é a medida mais eficaz para aumentar o fluxo sanguíneo no membro inferior com isquemia crônica. Assinale a alternativa correta:
Homem, 27 anos de idade, cursando com dor de garganta, febre com 38,5°C e tosse com expectoração há cinco dias. Ao exame físico, apresenta hiperemia de mucosas e exsudato amarelado. Não há assimetria de palato, nem desvio mediano de pilares amigdalianos. Notam-se linfadenopatias submaxilares e cervicais dolorosas. Entre os critérios clínicos usualmente empregados para definir possível faringite bacteriana no caso, não se inclui:
Em relação ao câncer de endométrio é incorreto afirmar:
Para tratamento de ferimento na região palmar hipotênar da mão, o bloqueio mais adequado deve ser empreendido no nervo:
Compartilhar