Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A incontinência urinária é definida como perda involuntária de urina, sendo um sintoma e não um diagnóstico. Perante uma paciente com esse sintoma, deve-se:

A
solicitar estudo urodinâmico para confirmar o diagnóstico e indicar cirurgia ou tratamento clínico.
B
concluir que a perda involuntária de urina tem como diagnóstico incontinência por hipermotilidade uretral.
C
concluir que a incontinência é devido à hipermotilidade vesical e prescrever medicações inibidoras desta contratibilidade.
D
solicitar exame urinário, medida de urina residual pós-miccional e gráfico de frequência e volume vesical.
Durante anestesia em paciente hipertenso e obeso, a ocorrência da supradesnivelamento de 2 mm persistente do segmento ST no ECG sugere:
Mulher de 65 anos, internada na U.T.I. com diagnóstico de pancreatite grave, é portadora de miocardiopatia e hipertensão. O exame físico revela paciente com confusão mental. PA= 100x70mmHg; FC= 100bpm e diurese normal. Gasometria arterial com máscara de O2 10L/min; pH = 7,15; PaCO2 = 39; Pa O2 = 47; HCO2 = 13, BE = -15,3; saturação arterial de O2 = 72%. Assinale a correta:
Homem de 28 anos é trazido ao PS após queda de aproximadamente 3 metros de altura um dia antes. Notou que sua urina tornou-se mais escura, semelhante a chá. Revela ainda que fez uso de cocaína antes da queda. Apresentava marca na dobra do cotovelo, sugestiva de droga injetável. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, euvolêmico, afebril e eupneico. Sua coxa e parte da nádega esquerdas estão empastadas. Os exames colhidos revelam: creatinina = 3,0mg/dL, potássio = 6,0mEq/L, cálcio= 7,5mg/dL, fósforo= 7,5mg/ dL, urina tipo 1= proteína++, hemácias++ e presença de muitos cilindros granulares. O diagnóstico para esse paciente é de insuficiência renal (X) devida à/ao (Y). Qual das abaixo completa melhor as lacunas?
Homem de 25 anos, previamente hígido, apresentou quadro súbito de dor torácica esquerda, seguida de dispneia, o que o motivou a procurar o P.S. Ao exame físico, chama a atenção o murmúrio vesicular diminuído no lado esquerdo, frequência respiratória = 18 e à percussão som claro pulmonar. O provável diagnóstico é:
Compartilhar