Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A indicação cirúrgica da obesidade mórbida , baseia-se em múltiplos aspectos clínicos do doente e esta indicação é reforçada por fatores como:

A
Presença de morbidade como apnéia de sono, hiperlipemia, diabete e hipertensão arterial
B
Persistência de vários anos de excesso de peso de pelo menos 30 kg acima do peso ideal
C
Causas endócrinas de obesidade como hipopituitarismo ou síndrome de Cushing
D
Pacientes com edema acentuado de membros inferiores causados por insuficiência vascular decorrente de obesidade mórbida e com embolias pulmonares de repetição
E
Cirrose hepática
O principal agente bacteriano nas faringoamigdalites agudas é o Streptococcus
Um paciente masculino, 23 anos, previamente hígido, chega ao Serviço de Emergência trazido pelo SAMU, vítima de ferimento por arma branca na parede anterior do abdome, na região hipogástrica, com aproximadamente 1 cm, sem sangramento aparente. Após receber 2.000 ml de cristaloide, a vítima apresenta pressão arterial média 58 mmHg, FC 130 bpm. Ao exame físico, paciente está corado, o abdome é flácido à palpação e os ruídos hidroaéreos são audíveis. A conduta mais adequada a ser realizada, no caso descrito, é:
O diagnóstico diferencial doenças exantemáticas agudas na infância é fundamentalmente clínico. Assinale a alternativa incorreta:
Paciente masculino 21 anos, é trazido ao pronto-atendimento após impacto em região pré-tibial e tornozelo esquerdo. Ao exame físico da região pré-tibial observa-se: dor e crepitação óssea à palpação e deformidade óssea visível. No exame do tornozelo observa-se: dor, aumento de volume local e acentuada limitação funcional. Não houve possibilidade de verificar a mobilidade para o lado contrário do ligamento pela dor informada. Assinale a alternativa que contém os diagnósticos atribuídos a cada parte afetada e manejo inicial.
Compartilhar