Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A indicação cirúrgica da obesidade mórbida , baseia-se em múltiplos aspectos clínicos do doente e esta indicação é reforçada por fatores como:

A
Presença de morbidade como apnéia de sono, hiperlipemia, diabete e hipertensão arterial
B
Persistência de vários anos de excesso de peso de pelo menos 30 kg acima do peso ideal
C
Causas endócrinas de obesidade como hipopituitarismo ou síndrome de Cushing
D
Pacientes com edema acentuado de membros inferiores causados por insuficiência vascular decorrente de obesidade mórbida e com embolias pulmonares de repetição
E
Cirrose hepática
O diagnóstico diferencial doenças exantemáticas agudas na infância é fundamentalmente clínico. Assinale a alternativa incorreta:
Uma menina de 11 meses é internada numa unidade pediátrica com história de diarreia que teve início há três dias, com várias evacuações líquidas e volumosas por dia e com sinais de desidratação grave. A mãe relata febre baixa há um dia. Mas nega vômitos. Após a reposição volêmica inicial são colhidos os seguintes exames: Na = 129 mEq/L; K = 3,5 mEq/L; Ca = 9,4 mg% e Na fecal de 120 mEq/L. Com base nos dados acima, trata-se de diarreia, provavelmente:
Em uma fratura da pelve tipo “livro aberto”, com instabilidade hemodinâmica aguda na urgência, qual a melhor conduta a ser tomada:
Gestante de 30 anos procura o pré-natal de alto risco devido a abortos de repetição. Idade gestacional de cinco semanas. Gesta=VI; Para=I; Aborto=IV. Refere que o seu único parto foi prematuro devido à pré-eclampsia e que, durante aquela gestação, apresentou oligodramnia. Seus abortos foram todos espontâneos em torno da 8ª semana de gestação. Possui passado de trombose venosa profunda. Com base na história obstétrica e patológica pregressa podemos afirmar que:
Compartilhar