Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A indicação cirúrgica da obesidade mórbida , baseia-se em múltiplos aspectos clínicos do doente e esta indicação é reforçada por fatores como:

A
Presença de morbidade como apnéia de sono, hiperlipemia, diabete e hipertensão arterial
B
Persistência de vários anos de excesso de peso de pelo menos 30 kg acima do peso ideal
C
Causas endócrinas de obesidade como hipopituitarismo ou síndrome de Cushing
D
Pacientes com edema acentuado de membros inferiores causados por insuficiência vascular decorrente de obesidade mórbida e com embolias pulmonares de repetição
E
Cirrose hepática
Um menino de seis anos apresenta há cinco dias numerosas crostas melicéricas na região perinasal e perioral. Observa-se ao exame, além das lesões, a presença de linfonodomegalia na região cervical. Com base nesses dados, considere as seguintes afirmativas: 1. O agente etiológico é o S. aureus ou o estreptococo beta-hemolítico do grupo A; 2. Para o tratamento, é importante orientar a limpeza com sabonete antisséptico; 3. O agente etiológico é o herpes-vírus tipo I ou ainda o vírus Varicela-Zóster; 4. Para o tratamento, é importante remover crostas e utilizar aciclovir via oral. Assinale a alternativa correta.
A respeito dos sinais cardeais da DP, assinale a alternativa correta.
Qual é a área com maior degeneração na ataxia de Friedreich?
Do ponto de vista da psicopatologia fenomenológica, a recusa em se alimentar, que normalmente é acompanhada de perda significativa de peso, que ocorre principalmente em pacientes esquizofrênicos, sob a justificativa de que querem envenená-los, recebe o nome de:
Compartilhar