Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A infecção ascendente é a via de contaminação mais comum nos casos de pielonefrite aguda. Nesses casos o agente etiológico em mais de 85% dos casos é:

A
Proteus.
B
Escherichia coli.
C
Pseudomonas.
D
Estafilococos aureus.
E
Cândida albicans.
Ao examinar um RN em alojamento conjunto você observa reflexo esbranquiçado na pupila direita, diferentemente da cor vermelho-alaranjada da pupila contralateral. Quais os diagnósticos mais pertinentes a tal achado?
MCR, freira de 72 anos, branca, asmática com história de uso crônico e intermitente de corticoides, hipertensa em uso de enalapril e hidroclortiazida, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 19 Kg/m², sedentária, nuligesta, menopausa aos 46 anos e que nunca fez terapia de Reposição Hormonal. Além de um programa de exercícios físicos, suporte nutricional e suplementação de cálcio e vitamina D e levando-se em conta a melhor relação custo-benefício, o que mais poderia ser prescrito para a freira MCR?
As manobras ou testes de Barlow e Ortolani são importantes para o diagnóstico da Displasia de Desenvolvimento do Quadril (DDQ). Qual das afirmativas abaixo sobre essas manobras ou testes é a correta?
Homem, 25 anos de idade, pesando 80 kg, sofreu queimadura ao acender a churrasqueira com álcool. Houve queimadura na metade inferior do tronco anterior, todo o membro superior direito, face anterior do membro superior esquerdo, todo o membro inferior direito e a face anterior do membro inferior esquerdo. Jogaram-no na piscina e logo a seguir levaram-no para o hospital, onde chegou 30 minutos após o acidente, queixando-se de muita dor. Todas as áreas queimadas estavam com bolhas, algumas íntegras e a maioria rotas. Assinale a alternativa CORRETA relativa ao atendimento inicial.
Compartilhar