Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi acomete 16 a 18 milhões de pessoas em todo o mundo. Divide-se em fase aguda, fase latente e fase crônica. Quanto aos exames complementares da fase aguda é correto afirmar:

A
Não se faz o diagnóstico na fase aguda pois 70% dos doentes são assintomáticos
B
O único diagnóstico nesta fase é pelo xenodiagnóstico e o resultado é obtido em 24 horas
C
O diagnóstico pode ser feito por meio do exame de sangue fresco e anticoagulado ou pelo “creme” leucocitário para pesquisa de microrganismos móveis (forma tripomastigota)
D
O método imunoenzimático (ELISA) é a única forma de diagnóstico para a fase aguda
E
A IgG encontra-se elevada na fase aguda
Uma mulher de 30 anos é submetida a uma laparotomia exploradora de uma possível apendicite aguda. No procediemento cirurgico, é descoberto um divertículo cecal roto. Processo inflamatório local, embora não haja uma peritonite difusa manifesta. O tratamento de preferência é:
Quais são os critérios de Child-Turcotte modificados por Pugh para prognosticar a cirrose hepática?
DR, 32 anos, G VI P V C 0 A I, deu entrada na Maternidade em trabalho de parto franco, em período expulsivo, alegando não saber da gravidez. Refere ter utilizado álcool e crack nos últimos meses. Não sabe o nome dos pais de seus filhos mais velhos. RN masculino, nasceu 2 horas após a admissão de sua mãe no hospital, Apgar 7/9, Capurro 36 semanas de Idade Gestacional, Peso de nascimento de 1900g (PIG). Ao exame físico: REG, hidratado, pálido, hipoativo, pouco reativo. Sistema cardiopulmonar sem alterações. Abdomen com hepatoesplenomegalia. Petéquias em dorso. Rinorreia mucopiosanguinolenta. Moro assimétrico, demais reflexos próprios do Rn normais. Diante deste quadro clínico, é correto afirmar que:
Dos anticorpos abaixo o que se espera ter menor concentração no concepto é:
Compartilhar