Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Dermatologia

Obstetrícia

A infecção causada pelo vírus Herpes Simplex Tipo II (HSV II) ocorre por um derrame viral na pele ou em membrana das mucosas acometidas. A seguir, os anticorpos neutralizantes são produzidos no início da infecção e persistem, mas não previnem recidivas da fase ativa da doença. Baseados nesse contexto, podemos afirmar que em relação à patogenicidade e à transmissibilidade do HSV II:

A
A transmissão do vírus (HSV II) é mais comum entre parceiros assintomáticos que eliminam vírus, do que entre parceiros com lesões ativas.
B
A transmissão do vírus (HSV II) ocorre somente pelo contato com as vesículas abertas.
C
A fricção das mucosas e rompimento das vesículas no ato sexual é um meio pouco provável para a entrada do vírus.
D
A transmissão do vírus (HSV II) ocorre pelo contato com vesículas abertas, não havendo contágio em indivíduos assintomáticos.
E
O vírus (HSV II) somente é transmitido quando ocorrem fissuras na pele, durante a relação sexual.
Lactente de nove meses é sacudido violentamente por seu pai, porque "estava chorando muito e não deixava ninguém dormir". A expressão clínica mais provável nesta categoria de maus-tratos é:
SJM, masculino, três anos de idade, com história de quadro viral leve há 7 dias. Nos últimos dois dias, vem apresentando dor em região coxofemoral direta e claudicação. Ao exame físico, apresenta febre baixa e limitação de movimentos. Apresenta hemograma com leucocitose discreta e VHS = 18 mm. Qual o provável disgnóstico e o tratamente para esta criança?
Você atende no ambulatório mulher de 32 anos com queixa de queimação epigástrica e plenitude pós-prandial. Não há história de uso recente de quaisquer medicações e o exame físico é normal. Para avaliar doença ulcerosa péptica nessa paciente, qual dos testes abaixo deve ser solicitado?
Os problemas proctológicos mais frequentemente encontrados no puerpério (até 2 meses após o parto) são:
Compartilhar