Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Dermatologia

Obstetrícia

A infecção causada pelo vírus Herpes Simplex Tipo II (HSV II) ocorre por um derrame viral na pele ou em membrana das mucosas acometidas. A seguir, os anticorpos neutralizantes são produzidos no início da infecção e persistem, mas não previnem recidivas da fase ativa da doença. Baseados nesse contexto, podemos afirmar que em relação à patogenicidade e à transmissibilidade do HSV II:

A
A transmissão do vírus (HSV II) é mais comum entre parceiros assintomáticos que eliminam vírus, do que entre parceiros com lesões ativas.
B
A transmissão do vírus (HSV II) ocorre somente pelo contato com as vesículas abertas.
C
A fricção das mucosas e rompimento das vesículas no ato sexual é um meio pouco provável para a entrada do vírus.
D
A transmissão do vírus (HSV II) ocorre pelo contato com vesículas abertas, não havendo contágio em indivíduos assintomáticos.
E
O vírus (HSV II) somente é transmitido quando ocorrem fissuras na pele, durante a relação sexual.
Paciente feminina, 46 anos, inicia em casa com diarreia e evolui para confusão mental. É trazida ao pronto-socorro. Está confusa (Glasgow = 14), febril (39ºC), FC = 148 bpm, PA = 80/40. É ressuscitada com volume e vasopressores. Cateter de artéria pulmonar antes do volume e vasopressores com PVC = 8, PAP = 28, PAPO = 12, DC = 9,8, IC = 4,9, IRVS = 600. (DC = débito cardíaco, IC = índice cardíaco, IRVS = índice de resistência vascular sistêmica, PVC = pressão venosa central, PAPO = pressão da artéria pulmonar ocluída, PAP = pressão média da artéria pulmonar) O diagnóstico diferencial do choque inclui:
Paciente adulto submetido a cirurgia torácica desenvolve fístula broncopleural no pós-operatório. O que deve ser evitado na ventilação mecânica para não perpetuar e até mesmo piorar a fístula?
Um dos principais desafios dentro das UTIs é a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. São estratégias que devem ser utilizadas:
São critérios para iniciar desmame da ventilação mecânica invasiva e proceder à extubação:
Compartilhar