A infecção cervicovaginal pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) configura um dos principais cofatores na gênese do câncer dessa topografia. Qual alternativa contém afirmações VERDADEIRAS em relação ao Vírus?
A
Os tipos mais comuns nas lesões intraepiteliais de baixo grau são os vírus denominados de baixo risco (6 e 11).
B
As vacinas utilizadas em mulheres que nunca apresentaram intercurso sexual, entre 9 e 26 anos, apresentam eficácia que permite às mesmas abandonar o rastreio citológico a partir do início de suas atividades sexuais.
C
Carga viral elevada e persistência da infecção são aspectos importantes na avaliação de conduta das pacientes portadoras do Vírus.
D
Entre os mais de 100 subtipos, o trato genital inferior pode ser acometido por mais de 70.
Outras questões
Paciente encontra-se em sua terceira gestação. Teve dois partos vaginais anteriores. Agora, dá a luz por cesárea em gravidez gemelar. A mesma passa a ser chamada de:
Paciente de 32 anos apresenta menstruações irregulares e infertilidade. A biópsia do endométrio mostra hiperplasia complexa com atipia citológica mínima. O tratamento mais adequado para esta paciente é:
No que se refere à avaliação diagnóstica de crianças com Refluxo Gastresofágico ou Doença de Refluxo Gastresofágico considere as recomendações abaixo.
I - Na maioria dos casos, a história e o exame físico são suficientes para o diagnóstico e o tratamento do Refluxo Gastresofágico.
II - O raio X contrastado de esôfago e duodeno tem alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de refluxo Gastresofágico.
III - A monitoração esofágica do pH é um método válido e eficaz para o diagnóstico de refluxo ácido.
Quais estão corretas?
Paciente feminina com 54 anos de idade, 4 gestações, 3 partos e 1 cesarea, vem à consulta com queixas de incontinência urinária. Refere ter iniciado sintomas há 4 anos, principalmente aos esforços, espirro ou tosse. Mas, atualmente, refere perda de urina mesmo quando está em repouso. Há dois dias, iniciou uma disúria, noctúria, polaciúria e hematúria. Nega febre. Realizou EAS e urocultura que evidenciaram infecção do trato urinário. Em relação ao caso acima, marque a alternativa INCORRETA.