Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A infecção cervicovaginal pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) configura um dos principais cofatores na gênese do câncer dessa topografia. Qual alternativa contém afirmações VERDADEIRAS em relação ao Vírus?

A
Os tipos mais comuns nas lesões intraepiteliais de baixo grau são os vírus denominados de baixo risco (6 e 11).
B
As vacinas utilizadas em mulheres que nunca apresentaram intercurso sexual, entre 9 e 26 anos, apresentam eficácia que permite às mesmas abandonar o rastreio citológico a partir do início de suas atividades sexuais.
C
Carga viral elevada e persistência da infecção são aspectos importantes na avaliação de conduta das pacientes portadoras do Vírus.
D
Entre os mais de 100 subtipos, o trato genital inferior pode ser acometido por mais de 70.
Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.
Menina de 6 anos apresenta desde os 2 anos lesões eritemato-descamativas na região das pregas cubitais e poplíteas, com prurido intenso. Apresenta ainda xerose, manchas hipocrômicas na face, fissura infra-lobular e dupla prega palpebral. Acerca desse quadro clínico, é correto afirmar:
Em aproximadamente 15% das mulheres, o primeiro episódio de enxaqueca pode ocorrer durante a gestação. Assinale a afirmativa correta em relação à conduta a ser adotada nessa situação.
Ao avaliarmos a audiometria tonal aérea de um trabalhador, poderemos considerá-la como sugestiva de perda auditiva induzida por ruído quando encontramos:
Compartilhar