Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A infecção cervicovaginal pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) configura um dos principais cofatores na gênese do câncer dessa topografia. Qual alternativa contém afirmações VERDADEIRAS em relação ao Vírus?

A
Os tipos mais comuns nas lesões intraepiteliais de baixo grau são os vírus denominados de baixo risco (6 e 11).
B
As vacinas utilizadas em mulheres que nunca apresentaram intercurso sexual, entre 9 e 26 anos, apresentam eficácia que permite às mesmas abandonar o rastreio citológico a partir do início de suas atividades sexuais.
C
Carga viral elevada e persistência da infecção são aspectos importantes na avaliação de conduta das pacientes portadoras do Vírus.
D
Entre os mais de 100 subtipos, o trato genital inferior pode ser acometido por mais de 70.
Escolar de 7 anos é atendido com lesões purpúricas palpáveis em ambas as pernas, coxas e nádegas, febre baixa, dor abdominal, edema de mãos e pés. É uma criança atópica, apresenta com frequência crises de rinite alérgica. Refere faringoamigdalite há cerca de duas semanas. No hemograma, discreta leucocitose, plaquetas normais. Baseada nos dados informados, qual a principal hipótese diagnóstica?
Homem de 28 anos é trazido ao PS após queda de aproximadamente 3 metros de altura um dia antes. Notou que sua urina tornou-se mais escura, semelhante a chá. Revela ainda que fez uso de cocaína antes da queda. Apresentava marca na dobra do cotovelo, sugestiva de droga injetável. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, euvolêmico, afebril e eupneico. Sua coxa e parte da nádega esquerdas estão empastadas. Os exames colhidos revelam: creatinina = 3,0mg/dL, potássio = 6,0mEq/L, cálcio= 7,5mg/dL, fósforo= 7,5mg/ dL, urina tipo 1= proteína++, hemácias++ e presença de muitos cilindros granulares. O diagnóstico para esse paciente é de insuficiência renal (X) devida à/ao (Y). Qual das abaixo completa melhor as lacunas?
No tratamento das fístulas anais, pode-se afirmar que:
Em relação à hematúria na infância, considere as seguintes afirmativas: 1. Hematúria é definida por excreção de quantidades anormais de eritrócitos intactos na urina. 2. Eritrocitúria dismórfica acompanhada de proteinúria anormal é sinal confiável de doença glomerular. 3. Doença policística renal, síndrome de Alport e doença falciforme são causas hereditárias de hematúria. 4. Testes urinários que utilizam fitas reagentes podem apresentar resultados falso-positivos para hematúria em caso de urinas alcalinas (com pH > 9). Assinale a alternativa correta.
Compartilhar