Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A infecção de parede abdominal na operação cesariana tem incidência em torno de 7% e representa a principal causa de infecção puerperal. Assinale dentro das afirmativas abaixo relacionadas, aquela que é falsa.

A
A tromboflebite pélvica séptica é geralmente unilateral e é mais comum à direita.
B
Quando se apresenta nas 48 horas o agente etiológico é único e geralmente Streptococcus do grupo B ou Clostridium Perfrigens.
C
Conduta correta é colher material para cultura, hemograma, drenagem do sítio infectado e antibioticoterapia parenteral com puérpera internada.
D
A fascite necrotizante é a complicação mais temida com mortalidade de 30%.
E
O uso de antibiótico profilático na cesariana só deve ser realizado em situações de risco como, por exemplo, na rotura de membranas para não selecionarmos flora.
Na investigação do atraso do desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual das situações necessita investigação.
Em relação à anorexia nervosa, pode-se afirmar que:
Entre os fatores de risco abaixo, qual não está associado com o desenvolvimento e expansão de um aneurisma de aorta, mas sim com o maior risco de ruptura?
Um recém-nascido com 25 dias de vida foi levado ao pediatra porque sua mãe notou que ele estava amarelinho. Ao exame, o bebê estava ictérico 3+/4, hidratado, eupneico, pesando 2400 g. Ele nasceu de parto vaginal, após 38 semanas de gestação, pesando 2320 g, e com Apgar 6/8. Com relação a esse caso, o pediatra deve considerar que:
Compartilhar