Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A infusão de pentobarbital para tratamento do mal-epiléptico pode ter seu uso limitado pela ocorrência de:

A
Hipotensão arterial
B
Depressão respiratória
C
Dor abdominal intensa
D
Arritmia Cardíaca
E
Taquifilaxia
Um homem de 30 anos de idade, com fratura de esterno, é submetido a aortografia por alargamento de mediastino na radiografia de tórax. São fatores associados a este tipo de fratura, EXCETO:
Uma criança de 15 meses apresentou febre elevada por 3 dias, tendo ocorrido convulsão febril no primeiro dia da doença. Permaneceu com bom estado geral. No quarto dia, exantema maculopapular generalizado, não voltando a apresentar febre. O agente etiológico mais provável é:
Em virtude da detecção precoce do PSA (antígeno prostático específico), no câncer de próstata, a maioria dos casos é diagnosticada enquanto "orgão confinado". Leia as asserções. I. O Escore de Gleason, PSA e o estadiamento são fatores prognósticos pré-operatórios importantes prévios à prostatectomia radical. II. Localidades com pouca exposição ao sol, dieta rica em gorduras e hereditariedade são fatores predisponcntes ao surgimento de câncer de próstata. III. Lavado vesical, PSA e citologia aspirativa fazem parte do diagnóstico atual do câncer de próstata. IV. Em casos selecionados, tais como presença de comorbidades graves, perspectiva de vida menor do que dez anos e pacientes com idade superior a 75 anos, o acompanhamento vigilante é uma boa alternativa nos carcinomas de próstata órgão-confinados. V. A via de obtenção de tecido prostático, geralmente, é transperineal, guiada por ultrassom, da qual são retirados 12 fragmentos, em média. Está correto, apenas, o que se afirma em:
Sobre a hemorragia digestiva alta que tem como causa a úlcera péptica, é correto afirmar:
Compartilhar