Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A insuficiência cardíaca é caracterizada por sintomas e sinais variados, o que a torna uma síndrome com apresentação clínica diversa. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta um sintoma ou sinal considerado como critério maior de Framingham.

A
Edema de extremidade.
B
Terceira bulha.
C
Hepatomegalia.
D
Derrame pleural.
E
Taquicardia (acima de 120 bpm).
Paciente, 65 anos de idade, procura pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há três dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data. Possui história de claudicação intermitente para aproximadamente 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Pulso femoral presente bilateralmente. Poplíteo e distais ausentes, bilateralmente. O paciente possui diminuição da sensibilidade em terços médio e distal de pé esquerdo, e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Criança com 12 meses de idade, sexo feminino, trazida ao posto de saúde para consulta de rotina, sem queixas. Nasceu a termo, com peso de 2,2 Kg e estatura de 43 cm. Alimentação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) adequados. Exame Físico: peso e estatura abaixo de - 2 desvios-padrão para idade. Sem outras alterações. Assinale a alternativa correta:
Paciente masculino, 27 anos, HIV+, em terapia ARV, com CD4 adequado e carga viral baixa, iniciou quadro de febre (38,2°C) e rinorreia clara há 1 dia. Evoluiu com cefaleia frontal leve/moderada, congestão nasal e hiposmia. A rinorreia tornou-se amarelada e a dor localizou-se principalmente na hemiface esquerda, mantendo a intensidade e os demais sintomas. Passados 4 dias, procurou a UBS e você o atendeu. Marque a alternativa correspondente ao diagnóstico e à conduta mais adequada nesse caso:
Sobre doença de Hirschsprung assinale a afirmativa incorreta:
Compartilhar