Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A insuficiência cardíaca é caracterizada por sintomas e sinais variados, o que a torna uma síndrome com apresentação clínica diversa. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta um sintoma ou sinal considerado como critério maior de Framingham.

A
Edema de extremidade.
B
Terceira bulha.
C
Hepatomegalia.
D
Derrame pleural.
E
Taquicardia (acima de 120 bpm).
Homem de 32 anos inicia quadro de dor ventilatório-dependente no hipocôndrio direito, febre de 40°C com calafrios e prostração, com evolução de três dias. Negou doenças pré-existentes. Era recém-casado, com relato de viagem de lua de mel ao México, duas semanas antes. Ao exame físico, encontrava-se febril, com murmúrio vesicular reduzido na base direita e dor à percussão do hipocôndrio direito. Os exames complementares iniciais mostram leucocitose (20.650 cel/mm³ com 16% de bastões), aumento de fosfatase alcalina e gama-GT, além de pequeno derrame pleural direito à radiografia de tórax. Frente à sua principal hipótese diagnóstica, o próximo exame a ser solicitado será:
Sobre a conjuntiva do globo ocular, analise as afirmativas abaixo: I - Constitui um tecido liso, flexível e avascularizado, que tem como função principal servir de barreira contra agressões exógenas, inclusive micro-organismos; II - É uma membrana mucosa que reveste o globo ocular em sua superfície anterior e as pálpebras, superior e inferior, nas suas superfícies posteriores; III - é um reservatório da secreção lacrimal e permite movimentação do globo ocular sem que o atrito entre em sua superfície lisa e a córnea cause dano para a mesma; IV - Nas conjuntivites virais, o infiltrado celular é tipicamente de polimorfonucleares neutrófilos. Está CORRETO o que se afirma em:
Qual, das seguintes combinações de drogas antieméticas, é a melhor recomendada para um paciente com quimioterapia com drogas de alto potencial emetogênico como a cisplatina?
Lactente de 8 meses de idade, sexo masculino, é levado inconsciente ao serviço de pronto atendimento próximo da residência, após episódio compatível com quadro convulsivo. A mãe refere que a criança estava sentada no chão da sala e que, brincando com a irmã de 2 anos, caiu de costas batendo a cabeça. Na avaliação médica encontrou-se no fundo de olho hemorragia retiniana bilateral. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar