Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A insuficiência renal aguda pré-renal se caracteriza por apresentar:

A
Sódio urinário menor que 20 mEq/L
B
Excreção fracionada de sódio acima de 2
C
Osmolaridade urinária abaixo de 350 mOsm
D
Relação ureia/creatinina menor que 20
E
Densidade urinária abaixo de 1010
O método histoquímico atualmente utilizado para o diagnóstico da doença de Hirschsprung identifica a atividade aumentada na biópsia de reto e cólon de qual substância?
Paciente masculino com 9 anos de idade e dor abdominal há 3 dias em flanco direito e irradiando-se para fossa ilíaca direita há 24 horas, dor em cólica com períodos de melhora , afebril, com vômitos e alguns episódios de dor. Exame físico abdome: rha+; indolor; Blumberg negativo; punho percussão lombar normal. Pediatra assistente solicita Ultrassom (US) abdominal, hemograma e Exame Qualitativo de Urina (EQU). US e hemograma normais; EQU: nitrito negativo; hemoglobina ++ ; hemácias 30 por campo; leucócitos 3 por campo; flora bacteriana discreta. Qual a conduta necessária para elucidação do caso acima?
Paciente de 35 anos que recebeu transplante de fígado desenvolve febre e sinais meníngeos. O exame de líquor demonstrou sinais compatíveis com infecção fúngica. Qual é a causa mais comum de meningite fúngica nesse caso?
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. Os anticoncepcionais orais combinados contêm estrogênio e progestógeno em diferentes doses e esquemas posológicos. Constituem um grupo farmacológico que, além de excelente eficácia contraceptiva, auxilia na profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis.
Compartilhar