Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Dermatologia

A leishmaniose visceral apresenta uma tendência crescente em algumas áreas do Município de Fortaleza, chegando a alcançar 120 casos em média por ano em 2005 e 2006. O seguinte conjunto de situações é considerado como representativo de maior gravidade para a leishmaniose visceral:

A
Todo caso em menores de 6 meses ou naqueles com idade superior a 65 anos.
B
Desnutrição grave, quando ocorre em crianças menores de 13 anos de idade.
C
Icterícia, irritação meníngea, crises convulsivas, edemas localizados, cianose.
D
Agitação psicomotora, delírio, hipoventilação, instabilidade hemodinâmica.
E
Epistaxe, bradicardia, diarreia grave, má perfusão, sinais motores de focalização.
Mulher de 55 anos procura atendimento de urgência devido a desconforto precordial súbito iniciado há cerca de três horas. O eletrocardiograma mostra supradesnivelamento do segmento ST na parede anterior, com ondas T invertidas e profundas. Há discreto aumento de troponina. A arteriografia das coronárias realizada de urgência não revelou lesões obstrutivas na macrocirculação epicárdica. O ecocardiograma revelou disfunção predominantemente apical do ventrículo esquerdo. Não havia história de cardiopatia prévia. Sabia ser diabética há cinco anos e estava em uso de sitagliptina (inibidor da dipeptidil peptiase-4) e dieta. Familiares relataram que a paciente havia tido sério desentendimento com uma filha na manhã daquele dia. Tratada sintomaticamente, seu quadro clínico e laboratorial retornou ao normal em poucos dias. Este quadro é indicativo de:
Um dos itens abaixo NÃO corresponde a sinais de alerta para possível Dengue grave. Qual?
Paciente, sexo feminino, 47 anos, há 4 meses usando dapsona, clofazimina e rifampicina. Há 4 dias, refere piora das três lesões de pele no abdome e braço direito (hiperemiadas e bordas elevadas). A palpação da goteira epitrocleana direita é muito dolorosa. Qual a conduta mais adequada?
Homem de 55 anos procura um cirurgião com história de duas cirurgias prévias para tratar uma hérnia inguinal à direita. Ao exame da região inguinal, evidencia-se hérnia não redutível abaixo do ligamento inguinal. A técnica que está melhor indicada para este caso é:
Compartilhar