Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Dermatologia

A leishmaniose visceral apresenta uma tendência crescente em algumas áreas do Município de Fortaleza, chegando a alcançar 120 casos em média por ano em 2005 e 2006. O seguinte conjunto de situações é considerado como representativo de maior gravidade para a leishmaniose visceral:

A
Todo caso em menores de 6 meses ou naqueles com idade superior a 65 anos.
B
Desnutrição grave, quando ocorre em crianças menores de 13 anos de idade.
C
Icterícia, irritação meníngea, crises convulsivas, edemas localizados, cianose.
D
Agitação psicomotora, delírio, hipoventilação, instabilidade hemodinâmica.
E
Epistaxe, bradicardia, diarreia grave, má perfusão, sinais motores de focalização.
Homem de 18 anos sofreu ferimento por arma de fogo na região torácica, com grande perda sanguínea. Chegou ao pronto-socorro em franco estado de choque hipovolêmico, onde recebeu rápida infusão de solução cristaloide. Havia indicação precisa para administração de concentrado de hemácias e toracotomia de urgência. Que conduta imediata tomar em relação à hemotransfusão?
Homem de 23 anos apresenta quadro de dor em epigástrio há 48h com migração para FID e febre baixa. O cirurgião suspeitou de apendicite aguda e indicou a exploração com incisão de McBurney. Ao abrir o peritônio, o apêndice tinha aspecto normal, porém havia hiperemia e espessamento no íleo terminal e no mesentério, com digitação deste sobre a alça intestinal. Neste momento, qual o melhor procedimento do cirurgião?
Sobre as manifestações extra-articulares da Artrite Reumatoide (AR), marque o correto:
Paciente com traumatismo craniano desenvolve hipertensão intracraniana e tríade de Cushing que consiste em:
Compartilhar