A leishmaniose visceral apresenta uma tendência crescente em algumas áreas do Município de Fortaleza, chegando a alcançar 120 casos em média por ano em 2005 e 2006. O seguinte conjunto de situações é considerado como representativo de maior gravidade para a leishmaniose visceral:
A
Todo caso em menores de 6 meses ou naqueles com idade superior a 65 anos.
B
Desnutrição grave, quando ocorre em crianças menores de 13 anos de idade.
Epistaxe, bradicardia, diarreia grave, má perfusão, sinais motores de focalização.
Outras questões
Lactente com 8 meses de vida vem pela primeira vez ao ambulatório para consulta de puericultura. Verifica-se que a estatura se encontra no percentil 05 da curva de crescimento. Ao exame inicialmente deve-se adotar o seguinte procedimento:
Das parasitoses abaixo, a que acompanha a eosinofilia é:
A droga indicada para o tratamento inicial da otite média aguda que ocorre em lactentes é:
Mulher de 29 anos apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça, foi diagnosticada desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma frequência cardíaca de 100 bpm logo após nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 05; o pH do cordão umbilical foi de 7.10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto: