Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

A leishmaniose visceral apresenta uma tendência crescente em algumas áreas do Município de Fortaleza, chegando a alcançar 120 casos em média por ano em 2005 e 2006. O seguinte conjunto de situações é considerado como representativo de maior gravidade para a leishmaniose visceral:

A
Todo caso em menores de 6 meses ou naqueles com idade superior a 65 anos.
B
Desnutrição grave, quando ocorre em crianças menores de 13 anos de idade.
C
Icterícia, irritação meníngea, crises convulsivas, edemas localizados, cianose.
D
Agitação psicomotora, delírio, hipoventilação, instabilidade hemodinâmica.
E
Epistaxe, bradicardia, diarreia grave, má perfusão, sinais motores de focalização.
O atendimento a queimados, apesar dos recentes progressos, ainda apresenta altas taxas de mortalidade e morbidade. Na fisiopatologia das queimaduras os dois eventos principais são o aumento da permeabilidade e o edema. Esse aumento da permeabilidade capilar permite a passagem do filtrado plasmático ao interstício, promovendo edema e hipovolemia. Sobre isso considere a reposição volêmica de um homem de 34 anos, 80kg, vítima de queimadura há 3 horas. Ele apresenta: queimadura de 1º grau em face anterior de membro superior direito e face anterior de membro inferior direito, de 2º grau e 3º grau em tronco anterior e membro superior esquerdo e face anterior de membro inferior esquerdo incluindo períneo. Estime a reposição volêmica, segundo a fórmula de Parkland.
Paciente de 54 anos, casada, VII Gesta Para (6 partos normais), agenda consulta no ambulatório de ginecologia por sangramento genital persistente, que adquiriu odor fétido nos últimos 2 meses. Ao exame ginecológico especular, o colo uterino tinha anatomia alterada em virtude de lesão vegetante, sangrante ao toque da pinça de Cherron. Ao toque bimanual, o útero e ovários tinham volumes normais, esperados para a idade da paciente. Ao toque retal havia um abaulamento extrínseco anterior, e o paramétrio estava fortemente endurecido, com nodulações até a pelve óssea. Submetida à biópsia dirigida do colo uterino, o resultado foi de carcinoma epidermoide invasivo.
Uma das doenças abaixo pode estar etiologicamente associada à pancreatite aguda. Assinale-a.
Uma paciente vem ao posto solicitar receita azul pois toma este medicamento há alguns meses para ansiedade e insônia.São substâncias que devem ser prescritas em receita azul:
Compartilhar