Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A leptospirose é uma infecção causada por um micro-organismo do gênero leptospira, que infecta o homem através do contato direto com a urina e/ou tecidos infectados de animais. A apresentação clínica mais frequente da leptospirose é a:

A
Anictérica.
B
Ictérica.
C
Hemorrágica.
D
Ictero-hemorrágica.
Homem, 63a, apresenta sintomas do trato urinário inferior. Quais dos parâmetros relacionados a seguir são indicativos de obstrução infravesical?
Homem de 23 anos procura o pronto socorro com queixa de dor e inchaço do pênis há 4 horas. Durante relação sexual com esposa ouviu um estalido e, a seguir, apresentou detumescência peniana com perda da ereção. Ao exame físico, o paciente apresenta grande equimose na haste peniana e uretrorragia. Assinale a alternativa que melhor descreve a conduta a ser tomada pelo médico assistente:
Na toxicidade sistêmica provocada por anestésicos locais:
Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, nulípara, usa anticonceptivo oral há 10 anos. Passou a apresentar dor abdominal no hipocôndrio direito. A investigação demonstrou a presença de nódulo de 4 cm, compatível com adenoma hepático, confirmado por biópsia. A conduta a ser tomada é:
Compartilhar