Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A leptospirose é uma infecção causada por um micro-organismo do gênero leptospira, que infecta o homem através do contato direto com a urina e/ou tecidos infectados de animais. A apresentação clínica mais frequente da leptospirose é a:

A
Anictérica.
B
Ictérica.
C
Hemorrágica.
D
Ictero-hemorrágica.
Milton, 1 mês e 25 dias de idade, apresenta, há 24 horas, leve coriza hialina, tosse discreta, fezes líquidas amareladas (cerca de sete evacuações), febre alta que cede com paracetamol e reaparece algumas horas depois. Hoje teve várias "crises" de choro forte e está "um pouco diferente". Recebe leite materno e fórmula láctea industrializada desde 28 dias de idade. Exame físico: peso 4.900g, T.ax 39,1°C, FC 144 bpm, FR 40 irpm; alterna períodos de choro intenso com apatia, irritável ao manuseio, hipertonia muscular difusa, fontanela plana levemente deprimida, elasticidade cutânea e turgor discretamente reduzidos, ausência de lágrimas, sede exacerbada, pulsos amplos e acelerados, extremidades acianóticas; ausculta cardio-pulmonar, abdome e membros inferiores sem alterações. A conduta inicial inclui antitérmico e hidratação venosa com soro:
Com relação à Criptorquídia, assinale a alternativa correta.
Criança, na segunda semana de vida, apresenta inicialmente episódios de vômitos não biliosos, que evoluem, na segunda semana, para vômitos em jato. A ultrassonografia demonstra imagem em alvo em topografia duodenal, o que deve corresponder a:
Em relação à hérnia inguinal indireta, assinale a alternativa correta.
Compartilhar