Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

A lesão do ducto biliar, durante colecistectomia vídeo-laparoscópica, ocorre mais comumente:

A
Na dissecção do triângulo de Callot.
B
Na dissecção da junção do ducto cístico com infundíbulo da vesícula biliar.
C
Pelo uso de laparoscópio de 30 graus.
D
Na retração lateral da vesícula biliar e infundíbulo.
E
Na realização de colangiograia intraoperatória.
Pré-escolar de 3 anos é levado à emergência com quadro de febre e tosse há 3 dias. Exame físico: t.ax.: 38,5°C, regular estado geral, FR: 58 mrpm e tiragem subcostal. Rx de tórax: broncopneumonia em lobo inferior esquerdo. O diagnóstico e a conduta adequada são, respectivamente:
Recém-nascido com 15 dias de vida, com peso ao nascimento de 3.800 g e peso atual de 4.350 g, foi trazido ao ambulatório por apresentar coloração alaranjada da pele que atingiu face, tronco, abdômen e raiz dos membros. A mãe informou que a criança vinha sendo amamentada, exclusivamente, ao peito e que tanto ela como o filho eram O+. O valor obtido no bilicheck transcutâneo foi 13, razão pela qual encaminhou-se o paciente para internação no hospital. Os exames laboratoriais mostraram bilirrubina total de 19 mg% e hemoglobina de 16 g%. Qual o tipo de fototerapia mais adequado para o tratamento deste recém-nascido?
Assinale a alternativa que contenha o melhor conjunto de hipóteses diagnósticas, do ponto de vista epidemiológico, para uma paciente com dor abdominal aguda em quadrante superior direito.
Posto de enfermagem solicita avaliação de um homem de 55 anos internado em enfermaria clínica. Referem que o mesmo apresentou rebaixamento súbito do nível de consciência. Durante o exame, observa-se que o paciente obedece a comandos para abrir e fechar os olhos, porém não apresenta quaisquer outros movimentos, nem mesmo com estímulo doloroso. Não fala nem emite sons. Estava de olhos abertos durante todo o tempo da avaliação médica. Qual a pontuação deste paciente segundo a Escala de Coma de Glasgow?
Compartilhar