Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A mãe de Junior está aflita porque ela não pode ir a qualquer lugar sem ele. A separação na hora de dormir tem sido complicada com choros e acessos de raiva. O pediatra explica que esta fase é descrita como de reaproximação e que representa uma reação ao crescente conhecimento da possibilidade de separação. Este período do desenvolvimento da criança inicia-se quando a criança atinge:

A
4 meses.
B
10 meses.
C
18 meses.
D
36 meses.
A coarctação de aorta ocorre em cerca de 5% a 8% do total de pacientes com malformações cardíacas congênitas e o diagnóstico precoce é muito importante. A suspeita diagnóstica pode ser feita durante o exame físico de rotina através da:
Na avaliação de um recém-nascido com diagnóstico de infecção congênita por citomegalovírus,
Um homem de 65 anos de idade, hipertenso, tabagista, portador de fibrilação atrial crônica, refere forte dor abdominal periumbilical e vômitos há 10 horas. A dor foi aumentando progressivamente. Está afebril, com perfusão periférica ruim, apresentando livedo reticular em membros inferiores. Pulso: 110 bpm; PA: 90 × 50 mmHg. Abdome pouco distendido, sem sinais de peritonismo nem massas palpáveis. Principal hipótese diagnóstica e conduta:
Na UTI pediátrica, estava internado um paciente de 6 anos, com quadro de choque séptico, consequente a uma endocardite bacteriana. Durante a visita geral, o paciente evoluiu para parada cardiorrespiratória, o monitor mostrava fibrilação ventricular. Qual a sequência de atendimento mais indicada?
Compartilhar