Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A mãe de um lactente de 13 meses indaga ao pediatra sobre a vacina contra o vírus da influenza. O médico responde corretamente:

A
É vacina com indicação universal, devendo ser aplicada a cada 2 anos para crianças acima de 1 ano.
B
Trata-se de vacina de aplicação anual podendo ser administrada a partir dos 6 meses de idade.
C
Deve ser indicada para todas as crianças na idade pré-escolar.
D
É vacina que exige a aplicação de 2 doses, com intervalo de 1 mês, na primeira imunização até a idade de 12 anos.
E
Deve ser aplicada anualmente a partir de 2 meses de idade para as crianças de risco
Uma paciente é admitida em seu plantão com quadro de cetoacidose diabética grave desencadeada por pielonefrite. Apresentava-se taquicárdica e hipotensa. A avaliação inicial laboratorial mostrou glicemia 304mg%, cetonúria +++, sódio sérico de 172mEq/L (VN 135 a 145mEq/L) e potássio sérico de 2,8 mEq/L (VN 3,5 a 5,5mEq/L). Qual das medidas abaixo NÃO DEVE SER ADOTADA DE IMEDIATO?
Marque a alternativa INCORRETA sobre as manifestações clínicas mais frequentes no comportamento sistêmico multibacilares (MB) da hanseníase:
Lactente com 6 meses de idade compareceu ao ambulatório com queixa de coriza, tosse e febre baixa há 2 dias. Ao exame a criança se apresentava em bom estado geral, eupneica, com ausculta pulmonar normal. Otoscopia normal e hiperemia de orofaringe. Nesse dia estava marcada a 3ª dose da vacina tetravalente e anti-pólio. Qual a orientação adequada em relação à vacinação desta criança?
Luciana 40 anos de idade em BEG, apresenta quadro de hematúria macroscópica de investigação constata-se ser devido a pequenos brotos tumorais de 0,5 cm cujo anatomopatol ressecção endoscópica mostrou ser um carcinoma papilífero de células transicionais grau I, mucosa vesical. A abordagem para o caso é:
Compartilhar